Pela Liderança durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com encontro entre lideranças municipais e Ministros de Estado em Teresina-PI.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA ENERGETICA.:
  • Satisfação com encontro entre lideranças municipais e Ministros de Estado em Teresina-PI.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2013 - Página 23979
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, EVENTO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REUNIÃO, REPRESENTANTE, GOVERNO MUNICIPAL, MUNICIPIOS, REFERENCIA, PRESENÇA, MINISTRO, MEMBROS, AUTARQUIA, EMPRESA, COMENTARIO, DEBATE, ASSUNTO, RELAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PREFEITURA, AGRADECIMENTO, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, PESSOAS.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROMOÇÃO, OBRA PUBLICA, ADUTORA, REGIÃO, LITORAL BRASILEIRO, REGIÃO NORDESTE, OBJETIVO, POSSIBILIDADE, REALIZAÇÃO, INVESTIMENTO, AREA, REGISTRO, EXPECTATIVA, ORADOR, EFETIVAÇÃO, PROPOSTA.
  • DEFESA, ORADOR, DESCENTRALIZAÇÃO, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, REGIÃO NORDESTE, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), ASSUNTO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz aqui hoje é fazer um relato e um agradecimento.

            Nós tivemos, na última terça-feira, em Teresina, um encontro com os Municípios, com a presença de vários membros da equipe do Governo. Foi uma situação inédita no nosso Estado, já experimentada em outros Estados brasileiros, e eu espero que isso possa acontecer em todos os Estados.

            Aquela foi uma ocasião em que, com a presença de 11 Ministérios, de várias autarquias e empresas, foi possível haver uma pactuação que hoje só é possível em Brasília, onde os prefeitos, os dirigentes, as suas equipes podem comparecer, e ali é possível encontrar a solução para essa relação federativa entre os Municípios e o Governo Federal.

            Lá, tivemos a oportunidade de ver, por exemplo, situações de um convênio que não consegue ser liberado; em outro caso, uma situação em que há inadimplência, com idas e vindas, sem uma solução, e, de repente, no próprio Estado, é possível, com a facilidade da presença dos contadores, da presença das pessoas que assessoram o Município, encontrar uma saída.

            Tratamos também, com a presença da Ministra Ideli, do Ministro Fernando Bezerra, do Ministro Gastão Vieira e também com a presença do Ministro das Cidades, de temas que precisam de solução, como dar conta do consórcio das águas do sul do nosso Estado, o Prosar, como é chamado.

            Ali, tratamos de um tema que eu quero destacar aqui, relacionado à adutora do litoral. Eu estive, em seguida, com a própria Ministra Ideli, na região norte do Estado, e ali, dialogando com as lideranças dos Municípios de Ilha Grande, de Parnaíba, de Luís Correia e de Cajueiro da Praia, foi possível a ela perceber a importância dessa obra para o desenvolvimento do nosso litoral, um litoral relativamente pequeno. São 66 quilômetros, mas um belo litoral, com grande potencial em diferentes áreas: na área do turismo, na área da piscicultura, um polo de serviços para aquela região, e há ainda um grande potencial na área da industrialização e da produção da carnaúba e na produção também relacionada à fruticultura irrigada e ainda na produção de grãos.

            Eu destaco que a adutora tem por objetivo o abastecimento humano e possibilitar condições de novos investimentos. Há um conjunto de investidores que têm projetos de hotéis, de pousadas, de restaurantes naquela região e estão impedidos pela falta de água para sustentar esses empreendimentos.

            Então, em razão disso, tratamos com o Ministro Gastão Vieira Lima, que mantém uma linha que tinha sido pactuada, ainda quando eu era Governador, do Prodetur. Estivemos tratando com o Governador Wilson Martins, com o Presidente da Agespisa, empresa de águas e saneamento, e ali foram retomadas as condições para que essa obra possa ser realizada.

            Na verdade, nós temos a garantia já de uma parte desses recursos do Prodetur, e, agora, o Governador encaminhou para a Assembleia Legislativa um pedido para que, dentro do programa Água para Todos, na parte de financiamentos com FGTS, seja possível a realização dessa obra.

(Soa a campainha.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - É uma obra muito importante, uma obra que tem um valor até relativamente baixo, considerando o impacto que ela tem. São 25 milhões. E, se Deus quiser, temos agora todas as condições de dar solução.

            O próprio representante do Governo da empresa de águas e saneamento, Antônio Filho, já manifesta as condições de atualização do projeto até o próximo dia 12 de maio, condições de garantir a licitação, considerando que já há fonte de recurso disponibilizada. A partir daí, eu espero, concluída a licitação, que a gente possa, no segundo semestre, ter o início dessa obra.

            Ali é uma região que, com certeza, vale a pena que os brasileiros e que pessoas de outras regiões do mundo conheçam. Certamente, essa obra...

(Interrupção do som.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - ...se soma a outras obras que são fundamentais para o desenvolvimento daquela região.

            Então, Sr. Presidente, eu queria, na verdade, fazer apenas esse relato e aqui, de pronto, agradecer a toda a equipe do Governo da Presidenta Dilma, que ali tratou de vários temas.

            Eu destaco aqui apenas mais um tema, relacionado à parte de energia elétrica.

            Nossa empresa tem, como outras empresas da Região Norte, uma gestão por essa modelagem da Eletrobras, centralizada no Rio de Janeiro, e temos insistido na necessidade da descentralização.

(Soa a campainha.)

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Certamente a Ceron lá de Rondônia, de Roraima, do Acre, do Amazonas, assim como do Piauí, de Alagoas, que são as empresas que foram federalizadas, como distribuidoras federais, precisam exatamente de uma pactuação em que essa gestão possa ser feita no próprio Estado, dando conta de problemas e soluções.

            Eu acho que a Ministra voltou de lá muito sensível para atuar junto às diferentes áreas - o Ministério de Minas e Energia e a própria direção da Eletrobras -, para encontrarmos uma saída também para o grave problema da energia.

            Aqui, o nosso mandato certamente estará acompanhando essas importantes reivindicações do povo do Piauí.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2013 - Página 23979