Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2013 - Página 23992

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA) - Senador Mário, só para reafirmar esta questão. Perdoe-me V. Exª aqui atravessar.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Imagina.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Antecipar, pois está na mesma sequência.

            A preocupação nossa, meu caro Presidente, é que a semana em que fizemos acordo para votarmos esta matéria terminou aqui com a leitura da medida provisória, antes de cumprirmos o acordo da votação da matéria que cria.

            Como temos um acordo para apreciarmos amanhã a medida provisória, gostaria que V. Exª pudesse assegurar que, após a medida provisória, teremos, efetivamente, a apreciação desse projeto que já está ficando velho aqui, por conta das dificuldades para processar concurso público e uma série de coisas que têm a ver com a instalação de uma universidade federal.

            Não basta só um prédio, uma universidade federal precisa de professores, técnicos administrativos e todo um procedimento para que, efetivamente, consagre-se a instalação de uma universidade federal. E todo o esforço é para que, em 2014 ainda, se disponibilizem essas oportunidades de acesso ao ensino superior em duas regiões importantes da Bahia: no sul e extremo sul - na realidade, aí já se fazendo uma extensão do sul até o extremo sul -, e no oeste baiano, com a Universidade Federal do Oeste. Portanto, são duas universidades cobrindo essas importantes regiões do Estado da Bahia.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - E esse é um fundamental compromisso de procedimento, para que possamos votar essa matéria tão importante para a Bahia. É um compromisso da Mesa Diretora, e não apenas do Presidente, com a Senadora Lídice da Mata e com o Senador Walter Pinheiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2013 - Página 23992