Pela ordem durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2013 - Página 24001
Indexação
  • REGISTRO, ELEIÇÃO, EMBAIXADOR, CARGO, DIRETOR GERAL, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), COMENTARIO, IMPORTANCIA, ASSUNTO, PAIS, ECONOMIA NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Excelente, mas eu queria, só, aqui, pela Liderança...

            A Organização Mundial do Comércio elegeu nesta terça-feira o novo diretor-geral da entidade. O escolhido foi o Embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, brasileiro, de 55 anos, que disputou com o mexicano Herminio Blanco. Eu queria ressaltar a importância, Sr. Presidente, desse processo eleitoral, porque ele representa uma mudança substancial na Organização Mundial do Comércio não só pela presença no Brasil, mas pelo trabalho que teve a participação do grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, que colocam uma nova composição nessa organização e uma nova condição de evitarmos, num momento delicado da economia mundial, num momento que disputas, muitas vezes, colocam estabilidades, inclusive, para as nossas indústrias, para o nosso setor agrícola. Muitas vezes, por artifícios da direção da OMC, eram encaminhadas medidas que praticamente bloqueavam produtos brasileiros em muitos pontos.

            Então, quero aqui dizer que é um diplomata de carreira. O Azevedo também representa o Brasil na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Conselho da Organização das Nações Unidas para o Comércio e ainda na União Internacional de Telecomunicações; portanto, alguém muito experiente, muito respeitado.

            Certamente, quero comemorar aqui porque acredito que isso é um passo importante, não apenas para o Brasil, não apenas para os empreendedores brasileiros, especialmente na relação de comércio com o mundo, mas também em outras áreas. É uma conquista importante para o Brasil e para os países em desenvolvimento, incluindo os países não desenvolvidos.

            Então, queria saudar aqui essa eleição. Certamente, esse é um passo importante, dando mais segurança para investidores do Brasil e do mundo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2013 - Página 24001