Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da redução da maioridade penal.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO PENAL.:
  • Defesa da redução da maioridade penal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2013 - Página 24031
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO PENAL.
Indexação
  • DEFESA, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, REDUÇÃO, LIMITE DE IDADE, IMPUTABILIDADE PENAL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROPOSTA.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Pela ordem, Sr. Presidente. Eu queria pedir licença ao Senador Ivo - até porque V. Exª é parte significativa dessa iniciativa necessária ao Brasil, que é a redução da maioridade penal.

            Faço um apelo aos jovens do Brasil, aos homens e às mulheres maduros, aos da melhor idade, ao Brasil inteiro que nos vê, para que engrossem esse coro e criem comunidades nas redes sociais: redução da maioridade penal já!

            Não podemos viajar na maionese. Esse não é o país de Alice. Eu conclamo o País, até porque, Senador Ivo, já o vi fazendo n discursos sobre o tema, como eu. Por isso, tomei a liberdade de fazer esse pela ordem, Sr. Presidente, para chamar a atenção do meu País mais uma vez. E vou fazê-lo até que isso aconteça, porque a sociedade elege os homens é para ter a resposta deles.

            E 95% da população brasileira querem a redução da maioridade penal, porque essa é a roda dentada mais significativa desse motor que move a violência no País. Não é um motor inteiro, é uma roda dentada. E, para desacelerar esse motor, é preciso que os homens que são eleitos pelo voto popular para dar respostas à sociedade respondam, com urgência, essa necessidade.

            Por isso, Senador Ivo, eu conclamo o seu Estado, e conclamo V. Exª para que faça esse registro todo dia, onde puder; conclamo o Senador Pimentel, o Senador Jayme Campos, o Plenário do Senado, o da Câmara dos Deputados e o de vereadores, que são muito importantes.

            Aliás, falei num encontro de vereadores hoje, que é o formigueiro do País. Se eles se unem em favor de uma causa como essa, certamente ela acontecerá rapidamente; conclamo as assembleias legislativas, a Câmara Federal, os homens de bem deste País e aqueles que querem devolver às ruas a quem, de fato, são os donos das ruas. Chamo até o pessoal dos direitos humanos, porque o pessoal dos direitos humanos precisa saber que os humanos neste País também têm direito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2013 - Página 24031