Comunicação inadiável durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento, hoje, do ex-Governador do Estado do Acre Orleir Cameli.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento, hoje, do ex-Governador do Estado do Acre Orleir Cameli.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2013 - Página 24262
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), VITIMA, CANCER, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ocupo a tribuna novamente para uma nota de pesar.

            O Estado do Acre perdeu, hoje, o ex-Governador Orleir Cameli, vitimado por um câncer no estômago. Seu falecimento aconteceu na cidade de Manaus, onde fazia tratamento.

            Eleito no segundo turno das eleições de 1994, Orleir Cameli foi governador do Acre entre 1995 e 1998, depois de ter sido prefeito de Cruzeiro do Sul, sua cidade natal, onde sempre atuou como empresário da construção civil.

            Orleir Cameli foi o primeiro governador do Acre, pós 1982, a cumprir integralmente o mandato. E, entre os marcos positivos da sua administração, destaca-se a construção de trechos da BR-364, de Rio Branco a Sena Madureira, e da BR-317, entre Rio Branco e Brasileia, na fronteira com a República da Bolívia.

            Vale ressaltar que a pavimentação asfáltica entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, na BR-364, integrando os vales do Acre e do Juruá, continua sendo o grande sonho da maioria dos acreanos.

            Orleir Cameli atuou como visionário ao ter dado sua parcela de contribuição para a concretização deste sonho.

            A morte de Orleir Cameli é uma grande perda para o povo do Acre, principalmente para o povo do Vale do Juruá, onde passou a maior parte de seus dias.

            É com pesar que lamentamos seu falecimento e compartilhamos este sentimento com todo povo do Acre, apresentando nosso voto de solidariedade à família enlutada, à Srª Elizabete Cameli e seus filhos, a seus irmãos, amigos e parentes, a seus admiradores e conhecidos, elevando a Deus a nossa oração para que ele conforte a todos e mantenha o coração e o espírito cheios de paz e esperança.

            Gostaria também, Sr. Presidente, de aproveitar este momento para ler aqui a nota de pesar que foi publicada hoje pelo Governo do Estado do Acre, pelo Governador Tião Viana e família, e também o anúncio do luto de três dias que o Estado do Acre decretou em função da morte do ex-governador Orleir Cameli.

Acre de luto pelo ex-governador Orleir Cameli

O Governo do Estado do Acre, comungando o sentimento de perda da população pelo falecimento do ex-governador Orleir Messias Cameli, manifesta a solidariedade dos acrianos à viúva, D. Bete Cameli, à mãe, D. Marieta, aos filhos, irmãos, a todos os familiares e, por sua forte paixão pela terra natal, a toda a comunidade de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá.

A trajetória de Orleir Cameli merece respeito e reconhecimento, representando muito dos sonhos e da luta das famílias acrianas. Originário de um seringal, saiu com a família para enfrentar os desafios da vida e se tornar um empresário de sucesso e influência além do seu município, no Estado e na Região Norte.

Como prefeito de Cruzeiro do Sul, foi responsável pela sua modernização urbana. Eleito governador em 1994, deixou realizações que devem ser reconhecidas como de grande importância para a integração e o desenvolvimento do Estado - notadamente o asfaltamento da BR-317 de Senador Guiomard a Basiléia, o asfaltamento da BR-364 no trecho de Rio Branco a Sena Madureira, além da reabertura da estrada BR-364 de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul no verão de 1998, depois de nove anos totalmente fechada.

Nesta hora de dor para seus familiares e amigos, o Governo do Estado do Acre decreta luto oficial por três dias, e toda a comunidade acriana reflete respeitosamente a perda e a contribuição do ex-governador Orleir Cameli, elevando suas preces para que Deus o receba e acolha na paz da Casa Celestial.

Rio Branco, 08 de maio de 2013.

Tião Viana

Governador do Estado do Acre

            Esta, a nota de pesar do Governo do Estado do Acre pelo falecimento do ex-Governador Orleir Messias Cameli, ocorrida hoje na cidade de Manaus.

(Interrupção do som.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC) - Srª Presidente, só para pedir a gentileza de publicar, na íntegra, nos Anais do Senado, essas duas notas que foram lidas.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANIBAL DINIZ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

            - Nota de pesar do Governo do Estado do Acre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2013 - Página 24262