Pela Liderança durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios às obras de infraestrutura realizadas pelo Ministério da Integração Nacional e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no Estado de Sergipe.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Elogios às obras de infraestrutura realizadas pelo Ministério da Integração Nacional e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no Estado de Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2013 - Página 24270
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, MOTIVO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), REALIZAÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, IRRIGAÇÃO, LOCAL, ESTADO DE SERGIPE (SE), OBJETIVO, COMBATE, EFEITO, SECA, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria, nesta tarde em que ocupo esta tribuna, de manifestar a minha alegria, o meu contentamento, o meu regozijo com as obras que estão sendo realizadas e também projetadas pelo Ministério da Integração e pela Codevasf, na área de influência da Codevasf, que é composta de sete Municípios no Estado de Sergipe.

            São obras fundamentais, Sr. Presidente, para o desenvolvimento regional. Eu, como Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, não poderia deixar de destacar a atuação marcante do Governo da Presidenta Dilma, não apenas no Semiárido sergipano, mas também na área de influência da Codevasf, de obras de infraestrutura importantes, que, sem dúvida alguma, irão repercutir no desenvolvimento econômico do nosso Estado do Sergipe.

            Com o lançamento, Sr. Presidente, do Programa Mais Irrigação, a Presidenta Dilma disponibilizou recursos importantes para o desenvolvimento do sistema de irrigação de todo o Brasil; e uma fatia desses recursos foi direcionada para a Codevasf de Sergipe, pelo Ministro da Integração, Fernando Bezerra, e pelo Presidente da Codevasf, nosso vizinho do Estado da Bahia, Elmo Vaz, num montante de R$102 milhões, visando à recuperação total dos perímetros irrigados do nosso querido Estado de Sergipe.

            Os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume serão beneficiados com várias ações da Codevasf, que lá em Sergipe é comandada pelo engenheiro agrônomo Paulo Viana, entre as quais construção de novos canais de irrigação para os pequenos produtores rurais drenarem a cultura do arroz. Aliás, quanto ao arroz, apesar das dificuldades vivenciadas do ponto de vista financeiro em anos anteriores, no ano passado Sergipe, proporcionalmente, foi o Estado que mais cresceu em produção de arroz em todo o Brasil. Isso se deveu, sem dúvida alguma, a ações de recuperação de canais, de compra de equipamentos, como retroescavadeiras, com emendas apresentadas por mim e pelo Deputado Valadares Filho, e também com a recuperação de 23 bombas para a sucção e drenagem dos nossos canais de irrigação de Propriá, Betume e Cotinguiba/Pindoba.

            Vários Municípios serão beneficiados com essas obras, como disse, começando pelos canais. Reabilitação das estações de bombeamento, inclusive com a aquisição de novas bombas; recuperação das calhas de irrigação; aquisição de máquinas e equipamentos; recuperação dos diques de proteção; construção de novas estradas vicinais. São cerca de 30km, Sr. Presidente, de estradas vicinais construídas a paralelepípedos, nos principais corredores de transporte, para escoamento da produção no Baixo São Francisco, em Propriá e em outros Municípios, como Cedro, Telha, Amparo, Neópolis, Brejo Grande, Ilha das Flores, que são os Municípios que compõem esses perímetros irrigados a que me referi.

            Também a implantação de novas unidades de secagem de arroz, que é uma ação estratégica, visando à proteção da produção na região do Rio São Francisco. A recuperação de pontes em todo o perímetro e a modernização do sistema de irrigação em Betume, com o uso da fruticultura, como um dos instrumentos para o desenvolvimento regional. Porque, Sr. Presidente, a diversificação da produção agrícola é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento econômico de qualquer região.

            E, além disso, Sr. Presidente, a Codevasf conseguiu no Semiárido sergipano, construir, naquelas regiões mais secas, no combate à estiagem, para pequenos produtores vinculados à ação social do Governo Federal, 2,7 mil cisternas para a coleta da água durante as chuvas e a obtenção do benefício do precioso líquido durante a estiagem pelas famílias do Semiárido sergipano. A perfuração de poços, a conclusão do projeto Jacaré-Curituba, com 700 famílias assentadas, Sr. Presidente, são algumas das providências que foram tomadas na administração do atual Presidente Nacional da Codevasf, Elmo Vaz, uma figura respeitada no Estado da Bahia pela sua competência, pelo brilho de sua atuação profissional, pelo comando sério na sua gestão administrativa.

            Sr. Presidente, eu posso destacar também que, antes, o comando das ações, as licitações para as obras dos perímetros irrigados em todo o Nordeste eram feitas aqui em Brasília, centralizadas aqui em Brasília.

(Soa a campainha.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Agora, Sr. Presidente, essas obras estão sendo descentralizadas para as diversas superintendências da Codevasf. Só assim, com essas superintendências mais perto das questões, das demandas, dos problemas fundamentais da Região Nordeste, que é coberta pela Codevasf, nós poderemos encontrar as soluções adequadas para as grandes questões regionais de desenvolvimento de recursos hídricos.

            Sr. Presidente, não é só isso. Com a realização de obras de distribuição de água potável nos lugares em que antes era inacessível esse precioso líquido, várias comunidades - 28 comunidades em sete Municípios do Estado de Sergipe - estão recebendo o benefício da água potável através do trabalho da Codevasf no Estado de Sergipe.

(Soa a campainha.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Sr. Presidente, já estou encerrando.

            E assim também há obras de esgotamento sanitário em pelo menos 14 Municípios do Estado de Sergipe, obras que vão, sem dúvida alguma, ajudar o combate às doenças endêmicas, ajudar a normalidade da saúde do homem que vive na região ribeirinha e no Semiárido.

            Por isso, Sr. Presidente ao encerrar minhas palavras, eu quero, mais uma vez, agradecer, enaltecer, essa generosidade do Governo da Presidenta Dilma, esse comprometimento que ela tem para com o Nordeste do nosso País...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - ... essa compreensão do Ministro Fernando Coelho e do Presidente da Codevasf em disponibilizar recursos para o Estado de Sergipe a fim de fazer as obras de recuperação, um sonho de mais de vinte anos, e de revitalização dos perímetros irrigados do Estado de Sergipe, envolvendo Propriá, Betume e Cotinguiba-Pindoba.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2013 - Página 24270