Pronunciamento de Ana Amélia em 09/05/2013
Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2013 - Página 24689
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SENADO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO, ORGÃO PUBLICO, LEGISLATIVO.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Presidente. Obrigada, Senador Sérgio Souza.
Caro Presidente Renan Calheiros, eu estou muito à vontade para fazer este registro porque, como sabe V. Exª e o Senador Cristovam que me antecedeu, não votei no senhor e por isso estou à vontade para dizer e reconhecer que esta prestação de contas dos 100 dias não é apenas a esta Casa, V. Exª está fazendo uma prestação de contas à sociedade brasileira. Está é uma Casa, embora seja a Casa da República, que representa os Estados, ela é também uma casa que representa a sociedade. Então, esta prestação de contas é à sociedade, porque é ela que paga o custeio da nossa democracia, do nosso Congresso Nacional.
Todas as medidas, as que V. Exª já tomou e outras tantas que tomará, tenho certeza, no horizonte próximo, farão parte de uma agenda de construção de uma imagem positiva do Congresso Nacional por ações, e as ações têm mais peso do que as palavras. Então, esse esforço que V. Exª está fazendo eu já o faço no meu gabinete com controle de gastos, com meritocracia, com avaliação de resultados; é dessa forma que damos a resposta que a sociedade espera de nós com o compromisso que temos com o exercício deste mandato.
Então, quero também, para terminar, Presidente, que V. Exª, da mesma forma que tem agido na relação com os demais Poderes, exigindo o tratamento de equilíbrio que é próprio da democracia, também, na relação desta Casa com autoridades do Poder Executivo, sempre que elas não cumprirem as demandas que nós fazemos, que elas sejam por V. Exª chamadas a atenção para que não aconteça o desrespeito que acontece em relação a muitas iniciativas aqui que nem sempre são levadas em conta pela sua relevância, como aconteceu hoje pela manhã, numa audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos, Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Assuntos Sociais. Eu queria mencionar esse fato porque foi hoje, e eu tenho certeza de que V. Exª tomará as medidas necessárias para resgatar a credibilidade desta instituição.
Parabéns.