Pronunciamento de Sergio Souza em 09/05/2013
Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
- Autor
- Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
- Nome completo: Sergio de Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2013 - Página 24689
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SENADO, ADOÇÃO, MEDIDAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMIA, REDUÇÃO, CUSTO, FINANÇAS, ORGÃO PUBLICO, CRITICA, INTERFERENCIA, JUDICIARIO, COMPETENCIA, LEGISLATIVO.
O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/PMDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, eu acho que nós estamos aqui, neste exato momento, fazendo uma prestação de contas, como já dito por alguns, à sociedade brasileira. É fato que nós somos espelho da sociedade brasileira. Nós estamos aqui porque a sociedade quis que nós estivéssemos aqui no momento do voto nas nossas unidades federativas. E nada mais certo do que nós darmos o exemplo à sociedade brasileira de uma forma de gestão eficiente, que venha trazer resultado no processo legislativo, dando à população a legislação que regula e que traz os direitos que a sociedade espera, mas também a transparência administrativa necessária. E aí, para complementar, e para ecoar as palavras da Senadora Ana Amélia, e já emendadas por V. Exª, meu caro Presidente, eu acho que nós temos que resgatar a dignidade deste Poder, do ponto de vista de que há constantemente uma invasão da influência de outros Poderes no Legislativo. O Poder Executivo, que eu defendo, e sou da Base do Governo aqui no Senado Federal, pauta o Congresso Nacional a todo o momento com as medidas provisórias e até mesmo com a própria vontade daquilo que quer que vote. Isso é levado num momento em que há uma morosidade imposta pelo próprio Congresso Nacional e o Governo busca, nos seus meios necessários, a forma de fazer cumprir o Orçamento ou as gestões necessárias.
Por outro lado, o próprio Poder Judiciário se manifesta, muitas vezes, em temas sobre os quais nós ainda não concluímos o processo legislativo, até mesmo com decisões suspendendo o nosso próprio processo legislativo, não aguardando chegar o momento para que ele aprecie no seu pleno, mas acaba inibindo a nossa ação, o nosso trabalho e, às vezes, as opiniões de autoridades, tanto do Poder Executivo como do Poder Judiciário, acabam reprimindo a ação do próprio Congresso Nacional. Então, nós temos de avançar um pouco mais.
E é um grande desafio que é dado a V. Exª, que ocupa com todo direito e com toda vontade de fazer uma gestão diferente perante a Mesa do Congresso Nacional, e já mostrou, nesses 100 dias, a que veio e para que veio, para presidir assim.
Parabéns a V. Exª, parabéns à toda a Mesa do Senado Federal, que tem implantado medidas substanciais que mostram que nós podemos, sim, fazer mais pela população brasileira, em função da população brasileira.
Muito obrigado.