Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.

Autor
Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Sergio de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2013 - Página 24689
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SENADO, ADOÇÃO, MEDIDAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMIA, REDUÇÃO, CUSTO, FINANÇAS, ORGÃO PUBLICO, CRITICA, INTERFERENCIA, JUDICIARIO, COMPETENCIA, LEGISLATIVO.

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco/PMDB - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, eu acho que nós estamos aqui, neste exato momento, fazendo uma prestação de contas, como já dito por alguns, à sociedade brasileira. É fato que nós somos espelho da sociedade brasileira. Nós estamos aqui porque a sociedade quis que nós estivéssemos aqui no momento do voto nas nossas unidades federativas. E nada mais certo do que nós darmos o exemplo à sociedade brasileira de uma forma de gestão eficiente, que venha trazer resultado no processo legislativo, dando à população a legislação que regula e que traz os direitos que a sociedade espera, mas também a transparência administrativa necessária. E aí, para complementar, e para ecoar as palavras da Senadora Ana Amélia, e já emendadas por V. Exª, meu caro Presidente, eu acho que nós temos que resgatar a dignidade deste Poder, do ponto de vista de que há constantemente uma invasão da influência de outros Poderes no Legislativo. O Poder Executivo, que eu defendo, e sou da Base do Governo aqui no Senado Federal, pauta o Congresso Nacional a todo o momento com as medidas provisórias e até mesmo com a própria vontade daquilo que quer que vote. Isso é levado num momento em que há uma morosidade imposta pelo próprio Congresso Nacional e o Governo busca, nos seus meios necessários, a forma de fazer cumprir o Orçamento ou as gestões necessárias.

            Por outro lado, o próprio Poder Judiciário se manifesta, muitas vezes, em temas sobre os quais nós ainda não concluímos o processo legislativo, até mesmo com decisões suspendendo o nosso próprio processo legislativo, não aguardando chegar o momento para que ele aprecie no seu pleno, mas acaba inibindo a nossa ação, o nosso trabalho e, às vezes, as opiniões de autoridades, tanto do Poder Executivo como do Poder Judiciário, acabam reprimindo a ação do próprio Congresso Nacional. Então, nós temos de avançar um pouco mais.

            E é um grande desafio que é dado a V. Exª, que ocupa com todo direito e com toda vontade de fazer uma gestão diferente perante a Mesa do Congresso Nacional, e já mostrou, nesses 100 dias, a que veio e para que veio, para presidir assim.

            Parabéns a V. Exª, parabéns à toda a Mesa do Senado Federal, que tem implantado medidas substanciais que mostram que nós podemos, sim, fazer mais pela população brasileira, em função da população brasileira.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2013 - Página 24689