Pela ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário sobre os cem dias da Gestão da Mesa Diretora do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2013 - Página 24692
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SENADO, ADOÇÃO, MEDIDAS ADMINISTRATIVAS, ECONOMIA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, INSTITUIÇÃO PUBLICA.

            O SR. EDUARDO LOPES (Bloco/PRB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Renan, quero também, associando-me às palavras de todos os que me antecederam, fazer um registro.

            Publiquei na rede social do Facebook que acompanhei, do seu lado, aí na mesa, o pronunciamento de V. Exª falando sobre esses 100 dias de administração, e alguém me fez a seguinte pergunta com um sinal de interrogação: “É motivo para ficar orgulhoso?” Quer dizer, a interrogação já mostra o sentido dúbio da pergunta.

Mas eu quero dizer a essa pessoa, aqui me pronunciando: sim, é motivo de orgulho, no sentido de que participo de um momento, posso dizer, histórico, de um momento importante para o Senado Federal.

            Assim como a Senadora Ana Rita e o Senador Cristovam Buarque assumiram aqui e afirmaram que não votaram em V. Exª para Presidente, eu, desde o início, assumi que votei em V. Exª para Presidente, inclusive respeitando uma decisão unânime do seu próprio Partido. E como eu não respeitaria uma votação em que os 19 Senadores que estavam presentes - de uma bancada de 21 Senadores - votaram unanimemente pela sua candidatura, apoiando-a? Então, quem seria eu para discordar de uma decisão do PMDB?

            Votei independente de qualquer coisa. Votei acreditando nisso. E agora eu vejo, passados esses cem dias, decisões, como foram citadas, corajosas. Toda mudança traz transtornos; toda reforma traz transtornos, incomoda, atrapalha. Mas as reformas e as mudanças feitas até agora foram com objetivo de melhorar, foram com objetivo, realmente, de trazer essa eficiência ao Senado.

            Eu já ouvi comentários de que o Senado, administrativamente falando, era um pouco arcaico. Até já ouvi expressões se referindo ao Senado, Sr. Presidente, como sendo um dinossauro. E eu vejo que, agora, a forma como ele vem sendo gerido, nessa gestão, está mostrando essa eficiência, essa transparência.

            E eu quero aqui parabenizar esses cem dias, repetindo que o meu voto foi dado em respeito à decisão do PMDB. E, respondendo essa pessoa que me pergunta com interrogação se é para ficar orgulhoso de ter ouvido o seu pronunciamento ao seu lado na mesa, eu respondo que sim, pelo momento, pela importância.

            E ressalto, finalizando, que nesses cem dias, também, com a pauta do Senado, nós conseguimos votar coisas importantes. Houve dias aqui muito produtivos, principalmente quarta-feira e também terça-feira, mas muito produtivos. Votamos coisas importantes para o País. E isso foi feito na sua condução, na sua Presidência.

            Então, quero parabenizá-lo e dizer - assim como manifestou o Senador Cristovam Buarque e a Senadora Ana Amélia dizendo que não votaram, mas hoje há que se reconhecer o que foi feito - que o meu voto foi dado ao seu favor. E eu reconheço que foi um voto bem aplicado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2013 - Página 24692