Pela ordem durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca da matéria veiculada pelo Fantástico, da Rede Globo, sobre a ausência de atendimento médico pelo SUS a pacientes com cãncer, em Mato Grosso do Sul.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comentário acerca da matéria veiculada pelo Fantástico, da Rede Globo, sobre a ausência de atendimento médico pelo SUS a pacientes com cãncer, em Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2013 - Página 24308
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, TELEVISÃO, REFERENCIA, FATO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), AUSENCIA, REALIZAÇÃO, ATENDIMENTO, DOENTE, CANCER, LOCAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, ATUAÇÃO, ALEXANDRE PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), RELAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ASSUNTO, DEFESA, NECESSIDADE, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SAUDE.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de fazer um registro.

            Alguns nesta Casa assistiram, outros não, mas é importante ainda acessar o site da Rede Globo para ver a matéria feita pelo Fantástico em Mato Grosso do Sul, no último domingo, sobre um crime contra pacientes acometidos de câncer, pacientes oncológicos, com o Departamento de Oncologia fechado e pacientes jogados à própria sorte, nas mãos de um médico e de sua filha.

            Duas coisas quero falar, Senador Wellington. Primeiro, quero ressaltar o papel do Ministro Padilha, o papel do Ministério da Saúde, Senador Humberto. A ação preventiva foi feita; a ação foi feita no meio do processo, porque todos eles já haviam sido notificados. O Ministério já havia tomado providências, mas eles violaram todas as normas, desconheceram aquilo que havia determinado o Ministério e a investigação do Ministério Público.

            No dia seguinte, o Ministro Padilha foi para lá. Quem assistiu à matéria, quem viu a matéria se chocou. Pessoas pobres morreram porque lhes foi tirado o direito do tratamento oncológico. Pasmem os Senhores, eles continuaram levando o dinheiro do SUS, fazendo com que o SUS, Senador Petecão, pagasse tratamento de defuntos, de seres humanos que haviam morrido por não terem tido a oportunidade de viver pelas mãos da equipe de um médico, da sua filha e do caramba a quatro daquele lugar.

            Pergunto a V. Exª: vai ficar sem investigação? Isso é crime!

            Senador Humberto, V. Exª, que será Relator dessa CPI tão importante, fez um trabalho profícuo, assim como a promotora do caso, devidamente munida de todas as informações e da quebra de sigilo dessa quadrilha, que tão somente é a ponta do iceberg e que foi descoberta pelo Ministério da Saúde do Brasil.

            Parabéns ao Ministro Padilha.

            (…)

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Recebo aqui uma retificação do nosso Senador Ruben Figueiró, que a Fundação Antônio Prudente foi quem primeiro detectou o problema e, ao detectá-lo, trouxe ao Ministério. E aí, o Ministro Padilha, prontamente, em um primeiro momento, tomou as atitudes. A entrada do Ministério Público veio quando provocada. Até sabemos que o Ministério Público age quando provocado. E parabéns à promotora, que nessa provocação foi fundo, conjuntamente com a Polícia Federal, para poder chegar ao ponto a que chegou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2013 - Página 24308