Pronunciamento de Francisco Dornelles em 08/05/2013
Pela Liderança durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Saudação ao novo presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
- Autor
- Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
- Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Saudação ao novo presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/05/2013 - Página 24342
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, FATO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, EMPRESA, SEGUROS, PREVIDENCIA PRIVADA, VIDA, SAUDE, CAPITALIZAÇÃO.
O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Romero Jucá, é uma satisfação muito grande muito grande subir a esta tribuna, numa sessão presidida por V. Exª, e o objetivo desta minha presença, Senador Jucá, é simplesmente fazer o marco da posse do Dr. Marco Antônio Rossi na Presidência da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.
O seguro e a previdência constituem a solução moralmente justa para um dos mais angustiantes problemas da sociedade: a incerteza quanto ao futuro.
Se não fosse a proteção que o seguro proporciona, a economia simplesmente iria parar. É que o segurado transfere ao segurador a incerteza quanto à verificação do evento danoso, recebendo, em troca da prestação paga, a garantia de cobertura do risco.
Ao responder às necessidades de proteção da sociedade para os riscos a que estão submetidos os indivíduos e as empresas, o setor de seguros exerce, paralelamente, uma função fundamental, representada pela formação, incremento e gestão de poupança doméstica de longo prazo, componente indispensável para o desenvolvimento econômico e social do País.
As provisões técnicas do setor no Brasil têm aumentado, relativamente ao PIB, mais rapidamente do que os investimentos totais da economia.
Esse dado, Sr. Presidente, ilustra a importância da consolidação do ambiente de estabilidade para os negócios do setor de seguros, além do seu papel relevante para o crescimento da poupança interna do País.
Ainda assim, os dados revelam que há um longo caminho a ser percorrido para que a importância relativa do setor de seguros no Brasil possa comparar-se à dos países da Europa e América do Norte.
Embora se situe em posição ainda distante dos indicadores referentes ao setor, apresentados por essas economias mais desenvolvidas, o mercado de seguros no Brasil acha-se em franco crescimento.
O Dr. João Elisio Ferraz e o Dr. Jorge Hilário Gouvêa Vieira, na Fenaseg, e posteriormente na CNseg, tiveram papel importante no crescimento do setor de seguros no Brasil. Estou certo, Sr. Presidente, de que o novo Presidente, Dr. Marco Antônio Rossi, com a sua competência, capacidade de trabalho, capacidade de liderança e conhecimento profundo do setor, terá um desempenho extremamente importante no fortalecimento do setor de seguros na economia do País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.