Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita o comparecimento dos Senadores para a votação do Projeto de Lei de Conversão referente à MP dos Portos.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEDIDA PROVISORIA (MPV), POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Solicita o comparecimento dos Senadores para a votação do Projeto de Lei de Conversão referente à MP dos Portos.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2013 - Página 25846
Assunto
Outros > MEDIDA PROVISORIA (MPV), POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR, OBJETIVO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), MEDIDA PROVISORIA (MPV), REGULAMENTAÇÃO, ATIVIDADE PORTUARIA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, MATERIA, MOTIVO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, PAIS.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é muito importante que a gente faça uma reflexão sempre à luz da coerência, daquilo que é o interesse maior do nosso País.

            Quando o Presidente Lula estava para ser eleito Presidente, nós tivemos declarações de empresários dizendo que iriam embora do Brasil se o Lula fosse eleito Presidente. Veja que, depois de dez anos, somados os governos de Lula e Dilma, nós temos o Governo Federal plenamente afinado com os interesses da grande economia do Brasil, plenamente afinado com a busca de correção das nossas falhas em infraestrutura. E, nesse momento, é muito importante que todos os Senadores se façam presentes para darem a sua parcela de contribuição a esse chamamento do País.

            Hoje, o Governo da Presidenta Dilma está fazendo um chamamento em benefício da superação de uma das nossas falhas: a falha em infraestrutura, a falha em logística.

            Depois, Sr. Presidente, quando da implantação da Lei nº 8.630, de 1993, as organizações sindicais de trabalhadores avulsos eram contrárias à instalação do órgão de gestão de mão de obra. Agora esse mesmo grupo quer que o órgão de gestão de mão de obra seja estendido aos terminais privados, como mencionou aqui o Senador Blairo Maggi. Uma lei pode, portanto, à primeira vista, parecer ruim e, depois, ser prestigiada pelos mesmos que a criticaram e a combateram.

            Estamos diante, Sr. Presidente e Srs. Senadores, da possibilidade de termos inviabilizada uma proposta que é boa para o Brasil, que é boa para a economia, que é boa para a produção, para as exportações. E o Brasil precisa dessa logística.

            Então, nesse sentido, nós fazemos um apelo especial aos Senadores que estão nos seus gabinetes, que estão nos corredores, que estão em outras atividades aqui no Senado: venham ao plenário para que a gente possa se manter firme, em alerta, em vigília pela aprovação desta matéria, que é da máxima importância para o crescimento econômico do Brasil.

            Não dá para entender que as mesmas vozes que tentam criticar o Governo por falta de iniciativa com relação à mudança de infraestrutura e sua melhoria agora tentem criar dificuldade para a aprovação desta matéria, que é essencial para o povo brasileiro.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2013 - Página 25846