Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação a alunos de instituição pública de ensino da cidade de Paulista, no Estado da Paraíba, pela conquista de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Autor
Cícero Lucena (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cícero de Lucena Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Saudação a alunos de instituição pública de ensino da cidade de Paulista, no Estado da Paraíba, pela conquista de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2013 - Página 26261
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ALUNO, PROFESSOR, ESCOLA PUBLICA, MUNICIPIO, PAULISTA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), CONQUISTA (MG), MEDALHA, OLIMPIADAS, AMBITO NACIONAL, MATEMATICA.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, minhas primeiras palavras são de torcida e de solidariedade ao Governador Tião Viana, para que ele possa, na forma que todos nós confiamos, demonstrar exatamente a sua intenção de apurar os fatos, porque sabemos a sua forma de agir e o seu exercício como homem público.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco/PT - AC) - Eu que agradeço e vou transmitir ao Governador Tião Viana. Eu sei que V. Exª também já enfrentou situações parecidas, onde prejulgamentos e situações nos levam a uma exposição pública quando não é bem aquilo, porque os fatos precisam ser apurados com absoluta independência.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB) - A verdade sempre prevalece, com fé em Deus.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco/PT - AC) - Obrigado a V. Exª, Senador Cícero.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB) - Sr. Presidente, na verdade, eu tenho um pronunciamento que não era o que eu havia programado para hoje, mas, devido à relevância do fato, eu fiz opção, então, de fazer essa alteração.

            Venho a esta tribuna para enaltecer a conquista obtida pela Professora Jonilda Alves Ferreira e seus alunos, da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, da cidade de Paulista, na Paraíba, que foram agraciados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas.

            A professora Jonilda e seus dez alunos vêm nos dar uma importante lição que em todos nós suscita questionamentos da maior importância para o nosso País, no que tange à melhoria do ensino em nossas escolas e, em particular, nas escolas públicas.

            Esses vitoriosos, essas crianças vitoriosas, ganhadoras desta olimpíada, são alunos de uma escola pública municipal de uma pequena cidade do interior do meu Estado da Paraíba, do sertão paraibano. Podem acreditar! Uma região sofrida pelas estiagens, pela seca, pela falta de investimento, pela dívida histórica do Governo Federal, mas que, pela garra, pela dedicação, pelo esforço e pela competência de suas crianças consegue se destacar em âmbito nacional.

            Ora, Srªs e Srs. Senadores, esses pequenos bravos concorreram com alunos provenientes de todas as regiões do Brasil, inclusive aquelas historicamente mais desenvolvidas, o que supostamente colocam esses vencedores em condição menos vantajosa do que aqueles provenientes de outras regiões.

            Pois bem, as iniciativas pedagógicas traduzidas na metodologia empregada pela professora Jonilda junto a esses pequenos atletas do conhecimento provam que podemos fazer muito mais por nossas crianças - e aí é que conclamo aos legisladores e também a toda a sociedade a proceder à reflexão que proponho: uma escola de uma região pobre e com poucos recursos se destacando na Olimpíada Brasileira de Matemática comprova que é perfeitamente possível avançar na qualidade da educação, utilizando ferramentas como a criatividade, a dedicação e o comprometimento dos docentes com a educação, a um custo praticamente zero.

            E eu tenho a honra de anunciar a presença deles.

            Sr. Presidente, se V. Exª me permitir, eu gostaria de registrar a presença desses jovens vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática, do meu querido Estado, da cidade de Paulista, sobre a qual faço este pronunciamento.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco/PT - AC) - Eu endosso as palavras de V. Exª e dou as boas-vindas aos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática, os professores, especialmente os alunos, os meninos e meninas que venceram.

            Os nossos parabéns a todos vocês.

            O SR. CÍCERO LUCENA (Bloco/PSDB - PB) - Os nossos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática e, se Deus quiser, futuros campeões da vida.

            Eu gostaria de dizer, Sr. Presidente, que a professora e cada um dos alunos, hoje, na Comissão de Educação - que fez uma audiência pública a pedido do Senador João Capiberibe, bem como do Senador Vital do Rêgo, da qual tive a honra de participar ao lado de outros Senadores -, nos mostraram a simplicidade, a dedicação, o carinho e o amor com que se faz educação na Paraíba e, em particular, nessa escola. Isso para nos ensinar que, mesmo enfrentando dificuldades, com simplicidade e humildade, você conquista medalhas de ouro na olimpíada e na vida.

            Pois bem, Sr. Presidente, antes de encerrar esse pronunciamento, cito as palavras da professora Jonilda, que traduzem perfeitamente os nossos sentimentos, os dela e os que deveriam nortear a todos nós - abro aspas:

Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar.

Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir minha voz.

Quanto mais estou disposta a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho a oferecer-lhes. Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas sou uma caçadora de tesouros, dedicada em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos, buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso. Sou a mais afortunada dos trabalhadores. O médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores ideias e amizades mais sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra, com certeza, durará para sempre.

Sou uma pessoa que luta todos os dias, juntamente com muitos colegas que amam sua profissão, contra a pressão de pessoas insatisfeitas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito e a ignorância.

Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a criatividade, a fé, o amor e o riso.

E agradeço aos pais, que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade. E assim, tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro. Sou uma Professora, e agradeço a Deus por isso todos os dias de minha vida.

            Parabéns, professora. A senhora nos dá mais um exemplo.

            Portanto, Sr. Presidente, eu tenho muito a agradecer por ter tido a oportunidade de participar da solenidade e ter aprendido a força da humildade, da simplicidade, do comprometimento e da fé em Deus. Por isso, meu muito obrigado.

            Peço a Deus que existam cada vez mais Jonildas por este Brasil afora. E que Deus proteja todos.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2013 - Página 26261