Pela ordem durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma a Luiz Cancian, Presidente Municipal do Democratas de Canarana-MT.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma a Luiz Cancian, Presidente Municipal do Democratas de Canarana-MT.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2013 - Página 26297
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, CANARANA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Antes de meu Líder e Presidente do meu Partido fazer uso da tribuna, antes também da fala do Senador Casildo, eu queria, se me permitissem, prestar apenas uma homenagem aqui.

            Pedi a palavra para requerer moção de pesar pelo falecimento, na data de 13 de maio, do Presidente Municipal dos Democratas de Canarana, no Estado de Mato Grosso, o valoroso companheiro Luiz Cancian, vítima de atropelamento, aos 67 anos de idade.

            Um dos fundadores e ex-Prefeito daquele Município por dois mandatos, Luiz Cancian escreveu uma bela página do pioneirismo e da crença nos destinos de nossa terra. Foi um desbravador, Sr. Presidente. Foi um homem de convicções férreas que ajudou a alargar as fronteiras agrícolas de Mato Grosso. E o fez não somente com a liderança que exerceu, mas também com a força de seu coração.

            Cancian foi o caminhoneiro que trouxe as primeiras famílias para a região leste mato-grossense, vindo do Município de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, em 1972.

            Cancian, assim como outros pioneiros de sua geração, é visto como inestimável herói da colonização de um vasto território nacional, pois a marcha para o oeste produziu bem mais que lavouras e colheitas recordes, cultivou homens de valor e a crença no trabalho como mola propulsora do desenvolvimento brasileiro.

            Por tudo isso, homenagear a memória de Luiz Cancian significa lançar um facho de luz sobre a história da coragem e do pioneirismo dos migrantes que fincaram suas raízes em solo mato-grossense para colher a prosperidade e a dignidade que só o suor no rosto pode conferir aos homens e mulheres de luta.

            Estendo minhas condolências a toda a comunidade de Canarana e um abraço afetuoso aos amigos, correligionários e familiares de Luiz Cancian.

            São breves minhas palavras, mas revestidas por forte sentimento de pesar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Muito obrigado, meu caro Senador Casildo Maldaner.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2013 - Página 26297