Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos a respeito do apoio prestado pelo Comitê Olímpico Brasileiro ao ginasta Arthur Zanetti e a outros atletas.

Autor
Cyro Miranda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Cyro Miranda Gifford Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Esclarecimentos a respeito do apoio prestado pelo Comitê Olímpico Brasileiro ao ginasta Arthur Zanetti e a outros atletas.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2013 - Página 27871
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • LEITURA, DOCUMENTO, AUTORIA, PRESIDENTE, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), RELAÇÃO, APOIO, ATLETA PROFISSIONAL, GINASTICA, OLIMPIADAS.

            O SR. CYRO MIRANDA (Bloco/PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente desta sessão, Senador Sérgio Souza.

            Srªs e Srs. Senadores; os que nos acompanham pela Rádio Senado, pela TV Senado e pela Agência Senado; Sr. Presidente, venho a este plenário por questão de justiça. Eu quis ocupar a tribuna da mesma maneira como a ocupei em 24 de abril de 2013, quando de uma reportagem na TV Globo sobre o possível afastamento do ginasta Arthur Zanetti do Brasil, pois, naquele momento, ele e seu técnico não contavam com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Mas, quando fizemos esse pronunciamento, já estava em andamento um acordo. Depois, no dia 26, se não me falha a memória, eles fizeram um acerto.

            Então, eu me comprometi com o Presidente do Comitê Olímpico, Dr. Carlos Arthur Nuzman, a ler o expediente que ele nos mandou e a relatar como estão os procedimentos em relação àquele ginasta. Ele diz:

Exmo Senador Cyro Miranda,

Em consideração ao seu discurso no plenário do Senado Federal, em sessão realizada no último dia 24 de abril de 2013, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vem, pelo presente, garantir a V. Exª que o ginasta Arthur Zanetti recebe todo o apoio do COB para realizar seus treinamentos com eficiência e qualidade, de forma a aprimorar o nível técnico que o levou à conquista da histórica medalha de ouro na argola nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

            Ressalvam-se aqui também, Senador Collor, as péssimas condições de treinamento que tinha o ginasta Arthur Zanetti na cidade de São Bernardo do Campo. A reportagem, inclusive, mostrava que ele treinava com latas de óleo de 18 litros cheias de cimento, que serviam de base para as barras.

Nos meses que antecederam à disputa dos Jogos Olímpicos em Londres, o COB auxiliou diretamente o atleta e seu técnico, Marcos Goto, que treinavam em São Caetano (SP), com a disponibilização de uma equipe multidisciplinar de Ciências do Esporte, a qual planejou e executou um importante trabalho de preparação técnica com Arthur Zanetti, notadamente nas áreas de fisiologia, psicologia e nutrição. Além disso, forneceu novas argolas para o treinamento do atleta, idênticas às que seriam utilizadas na competição em Londres. Ainda neste período, desde abril de 2012, o COB passou a arcar com o pagamento do salário do treinador.

A medalha de ouro de Arthur Zanetti em Londres 2012 comprovou o talento do ginasta, a qualidade de treinamento elaborado pelo técnico Marcos Goto e a importância da utilização das Ciências do Esporte na preparação do atleta de alto rendimento, serviço este oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro a outras dezenas de atletas no período que antecedeu Londres 2012 e também durante os Jogos Olímpicos.

Passados os Jogos Olímpicos Londres 2012, o atleta manifestou seu desejo de continuar treinando no Serc Santa Maria, em São Caetano (SP), onde mora e faz faculdade de Educação Física. Diante disso, o COB decidiu manter a estrutura de treinamento do ginasta, com a manutenção de serviços das Ciências do Esporte e o pagamento do salário de seu treinador.

Alem disso, independentemente da matéria veiculada no programa Esporte Espetacular, o COB já providenciara o envio de novos aparelhos para o Serc São Caetano e para outros cinco clubes: Pinheiros (SP), AABB (SP), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG) e Qualivida / Três Rios (RJ). Informamos que Arthur Zanetti e os ginastas desses clubes já utilizam os equipamentos, conforme matérias publicadas na mídia, as quais seguem em anexo.

No total, o COB forneceu mais de 70 aparelhos de excelente qualidade, a fim de aprimorar as condições de treinamento desses locais. A ação beneficiará ainda jovens promessas e alunos das escolinhas que praticam ginástica nesses clubes. Entre os materiais enviados aos clubes estão: tablados para o solo, cavalos, trampolins, barras paralelas... [e outros equipamentos que se fazem necessários] (...).

O campeão olímpico Arthur Zanetti e todos os atletas que treinam em São Caetano serão beneficiados também com uma nova sala de musculação. O COB, em parceria com a empresa Technogym, iniciou na semana passada o envio de oito novos equipamentos de força e condicionamento de última geração, escolhidos pelo próprio atleta e seu treinador, Marcos Goto.

Informamos ainda que o Prof. Marcos Goto foi aprovado em vestibular realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e recebeu uma bolsa de estudos de capacitação, como aluno da Academia Brasileira de Treinadores, em curso de especialização com a duração de dois anos, patrocinado pelo COB.

(...)

Por fim, solicitamos a Vossa Excelência o especial obséquio de que este ofício seja lido em Sessão da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e arquivado nos anais do Senado Federal.

            Então nós tínhamos por obrigação ler esta carta, e quis fazê-lo aqui em Plenário, como fiz também na nossa reivindicação. Parabenizo, portanto, o COB e espero que, de outras vezes, não precisemos chegar à ameaça de o atleta ou seu treinador sair do País e perdermos, assim, valorosos atletas.

            Eu agradeço, Sr. Presidente. Era isto o que eu queria: ser justo com a minha reivindicação, a minha crítica, que já estava sendo atendida pelo COB. Infelizmente, explicou-me o Presidente Nuzman, nós temos uma burocracia. No País, as coisas não saem da noite para o dia, e nós tínhamos, sim, o perigo de perder esse atleta. Mas isso já está pacificado.

            Então, eu agradeço a compreensão do COB e espero que fique atento para que não cheguemos mais, de nenhuma maneira, a essa situação de desestimularmos nossos atletas a participarem pelo nosso Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Era só.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2013 - Página 27871