Pela ordem durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o requerimento que foi aparesentado por S.Exa. em razão do falecimento do jornalista Ruy Mesquista.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comentário sobre o requerimento que foi aparesentado por S.Exa. em razão do falecimento do jornalista Ruy Mesquista.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28199
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, RELAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, DIRETOR, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, HISTORIA, VIDA, JORNALISTA.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito rapidamente, mas pela relevância, antes que o Senador Paim faça uso da palavra, há sobre a mesa requerimento de minha autoria que pede a inserção de um voto de pesar pelo falecimento do jornalista Ruy Mesquita, o Dr. Ruy, Diretor do O Estado de S. Paulo.

            O Dr. Ruy marcou a história da imprensa brasileira com o seu espírito de inovador, sua correção, sua coragem e sua firmeza de convicções, seja no comando da redação, na reportagem, na edição ou mesmo na produção de jornais.

            Homem de textualidade, de muita identidade, tolerante por natureza, conquistou, ao longo dos seus 88 anos de vida e de uma trajetória no jornalismo brasileiro com muita singularidade, a sua independência, Sr. Presidente.

            À frente do Jornal da Tarde, foi um dos maiores defensores da liberdade da imprensa nos tempos sombrios do regime militar, com o qual não teve dúvidas de romper num primeiro momento, tão logo se deu conta do endurecimento das medidas contra a democracia e os direitos humanos.

            A resposta criativa e corajosa à censura prévia com a publicação de receitas culinárias no lugar de textos censurados lhe rendeu admiração e prestígio, mesmo dentre aqueles que se colocavam numa outra trincheira como seus adversários. A defesa infinda da democracia e dos ideais liberais, o apego ao interesse público e a dedicação ao trabalho marcaram toda a trajetória do Dr. Ruy, que aos 88 anos ainda mantinha totalmente acesa a chama pelo que move todo bom jornalista: o amor pela notícia.

            Portanto, Sr. Presidente, registro aqui o meu respeito, a minha admiração e o meu pesar pela morte deste grande brasileiro - e sei que falo aqui, seguramente, em nome de todos os nossos colegas Senadores -, pela passagem, pela marca que deixou em vida e pela memória que deixa o grande e já saudoso Ruy Mesquita.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            É o requerimento que faço a V. Exª por voto de pesar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28199