Pela ordem durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de apoio de S.Exa. em relação ao requerimento de voto de pesar pela morte de Ruy Mesquita.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de apoio de S.Exa. em relação ao requerimento de voto de pesar pela morte de Ruy Mesquita.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28199
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, RELAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, JORNALISTA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, RICARDO FERRAÇO, SENADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, PROFISSIONALISMO, DIRETOR, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO.

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco/PMDB - PE. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Senhor Presidente, senador Jorge Viana, apenas para me incorporar à iniciativa do Senador Ricardo Ferraço, de apresentar requerimento de voto de pesar pelo falecimento do grande brasileiro Ruy Mesquita, ocorrido ontem à noite, na cidade de São Paulo.

            O senador Ferraço já disse das suas qualidades, da sua bravura cívica e da sua competência como jornalista.

            O jornal Estadão sempre ficou ao lado da liberdade, da democracia, da livre expressão, da liberdade de imprensa, de todas essas conquistas. Por isso, sofreu censura dentro das redações. O jornal foi fechado durante a Ditadura de Getúlio Vargas, mas a família Mesquita sempre manteve essa postura. A família apoiou o Golpe de 1º de abril de 1964, mas, na primeira oportunidade em que o golpe mostrou para que tinha vindo, cerceando direitos, a liberdade de imprensa, dos sindicatos, do movimento estudantil, o jornal foi o primeiro a se insurgir e a levantar a sua voz contra o arbítrio e a violência.

            Aqui foi dito que ele publicava, tanto em O Estado do S. Paulo como no Jornal da Tarde, receitas de bolo, de comida e também versos de Camões. O Estadão sempre foi um jornal bravo.

            O Ruy fazia os belos editoriais de O Estado do S. Paulo - sempre a favor da liberdade, da democracia, combatendo os grandes malfeitos da vida nacional.

            Por isso, peço a V. Exª que registre esta minha posição e louvo a iniciativa do nobre Senador Ricardo Ferraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28199