Pela ordem durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação à Casa e à família de Ruy Mesquita sobre a aprovação do requerimento de voto de pesar do Senado pelo falecimento do jornalista.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comunicação à Casa e à família de Ruy Mesquita sobre a aprovação do requerimento de voto de pesar do Senado pelo falecimento do jornalista.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28211
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, SENADO, RELAÇÃO, MORTE, JORNALISTA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu queria apenas comunicar à Casa e à família do jornalista Ruy Mesquita a aprovação, ainda hoje, de um requerimento de voto de pesar do Senado pelo falecimento desse extraordinário jornalista, que se dedicou à profissão desde 1948, iniciando-se como repórter na profissão e trabalhando até praticamente seus últimos dias no jornal O Estado de S.Paulo como editorialista. A qualidade dos seus editoriais é sempre reverenciada por todos, não só pelo apuro literário, mas também pela contundência dos seus textos e pelas posições claras que assumia.

            O jornalista Ruy Mesquita filia-se a uma tradição de defesa da liberdade de imprensa. Todos aqueles que, durante a ditadura, lutavam pela liberdade hão de se lembrar do protesto do jornal O Estado de S.Paulo e do Jornal da Tarde contra a censura de que era vítima a imprensa. O jornalista Ruy Mesquita foi alguém que lutou pela liberdade de imprensa, entendida como a voz da cidadania.

            Fica registrado o pesar da Bancada do PSDB no Senado. Que sejam encaminhadas à família e aos seus companheiros de trabalho as nossas condolências mais sinceras!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28211