Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28302
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, EX SENADOR, SUPLENTE, DISTRITO FEDERAL (DF), VITIMA, CASSAÇÃO, MANDATO, EPOCA, ANULAÇÃO, REGISTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB).

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente; senhoras e senhores familiares de Luiz Carlos Prestes; senhoras e senhores familiares de Abel Chermont; prezado Presidente do PCdoB, Renato Rabelo; prezados Senadores, eu quero iniciar, em nome da Liderança do Partido Socialista Brasileiro, agradecendo e cumprimentando o Senador Inácio Arruda por nos dar esta oportunidade histórica de devolver simbolicamente o mandato do Senador Luiz Carlos Prestes.

            Luiz Carlos Prestes foi muito mais do que um líder. Foi um brasileiro de convicções muito fortes e que serviu e serve ainda de referência para muitas gerações. Uma pessoa que jamais abriu mão das suas convicções políticas e teve a coragem de construí-las, de buscar aliados para construir este Brasil que ele desejava, um Brasil justo, solidário, generoso, um Brasil socialista.

            Imaginem o significado da Coluna Prestes, algo em torno de 1.500 homens cortando este Brasil de norte a sul, de leste a oeste, durante dois anos e cinco meses, rodando, Senadora Vanessa, 25 mil quilômetros, discutindo o Brasil, conhecendo o Brasil, propondo alternativas para o País.

            Eu tenho dito, Sr. Presidente - e quero cumprimentar V. Exª pela realização desta sessão -, que muitas vezes não nos damos conta do quanto o Brasil avançou nos últimos 30 anos.

            Há pouco mais de 30 anos, vivíamos em uma ditadura. Hoje, depois da Constituinte de 1988, temos a democracia afirmada, a cada dia, uma democracia que se aprofunda com a aprovação da Lei da Transparência, com a Lei de Acesso à Informação, com a instalação da Comissão da Verdade, com a Lei da Ficha Limpa, e a democracia se transformou num bem inegociável do povo brasileiro. E, se hoje, temos essa democracia, devemos a muitos brasileiros que vieram antes de nós, que dedicaram suas vidas a essa construção.

            E, neste momento, não podemos deixar de, com muita emoção, homenagear esse grande brasileiro, Luiz Carlos Prestes, que nos proporciona este momento de muita emoção no Senado Federal por relembrar a sua memória. Como dizia Juscelino Kubitschek: “Recordar é lembrar de novo com o coração.” É isso que estamos fazendo aqui ao recordar com o coração esse grande brasileiro, esse extraordinário brasileiro Luiz Carlos Prestes.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28302