Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28302
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, PARTIDO POLITICO, ORADOR, RELAÇÃO, SESSÃO, SENADO, DEVOLUÇÃO, SIMBOLO, MANDATO PARLAMENTAR, EX SENADOR, SUPLENTE, DISTRITO FEDERAL (DF), VITIMA, CASSAÇÃO, EPOCA, ANULAÇÃO, PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB), COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ATIVIDADE POLITICA, EX-CONGRESSISTA.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, D. Maria Prestes, familiares do ex-Senador Luiz Carlos Prestes, familiares do também ex-Senador Abel Chermont, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero aqui me manifestar em nome do Partido dos Trabalhadores para também me associar a esse ato de justiça que o Senado Federal hoje realiza, tanto para o reconhecimento de um brasileiro notável quanto para o reconhecimento dos momentos que vivemos hoje, da democracia que temos e que tantos ajudaram a construir.

            Quero ressaltar aqui também a iniciativa brilhante do Senador Inácio Arruda, que nos permitiu, a todos nós, vivermos hoje esse dia de emoções. Quem aderiu à ideologia comunista como eu e que não tinha Luiz Carlos Prestes como um exemplo? Ainda que no meu caso eu ainda que, no meu caso, eu nunca tenha militado no Partido Comunista, militei em outras organizações revolucionárias, mas o exemplo de Prestes sempre foi uma marca importante para todos os revolucionários brasileiros.

            Primeiro, pelo papel que realizou, que teve ao longo da nossa história. Talvez seja um dos brasileiros que teve vida histórica mais longeva no nosso País. Desde antes de revolução de 30, até bem recentemente, quando faleceu, sempre foi um ator importante no cenário político do nosso País. E essa admiração por Prestes vinha não somente pela sua capacidade política, pela forma como realizou o papel de comandante da Coluna Prestes, de Líder do Partido Comunista e de liderança comunista internacionalmente reconhecida, mas também pelas suas qualidades pessoais, morais.

            Um homem dotado de uma tremenda coragem política, um homem que colocou toda a sua vida em segundo plano para defender as suas ideias, os seus ideais e o povo deste País. Um homem de enorme coragem pessoal.

            Aqui eu lembrava, no dia em que aprovamos esse projeto de resolução do Senador Inácio Arruda, que Luiz Carlos Prestes, preso pela ditadura de Getúlio Vargas, uma vez chegou, por intermédio daquele que passou a ser o seu advogado - até de certa forma, contra a vontade de Luiz Carlos Prestes -, Sobral Pinto, para tentar minimizar o sofrimento com as condições precárias da sua prisão, a invocar a lei de proteção aos animais para poder ter, naquele momento, um mínimo de condição digna para passar ali na prisão aquele período que teve que passar.

            Portanto, é um exemplo para todos nós, é alguém que honra este País. Prestes está no mesmo patamar de outras figuras históricas importantes. É o caso de Ho Chi Minh, no Vietnã; é o caso de Mao Tsé-tung, na China; é o caso de Fidel Castro, em Cuba, e é o caso de outros que também não lograram a vitória da revolução, mas que marcaram fortemente a nossa história, como Sandino, Farabundo Martí, como o próprio José Martí e tantos outros.

            Portanto, Presidente, eu agradeço ao destino por poder fazer parte hoje do Senado Federal para ver restituída a condição de Senador de Luiz Carlos Prestes, que foi usurpada, não simplesmente por um tribunal, mas pelas elites deste País, que nunca quiseram que o povo brasileiro pudesse se emancipar e viver na mais plena dignidade.

            Muito obrigado. Parabéns à família de Carlos Prestes. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28302