Pronunciamento de Paulo Paim em 23/05/2013
Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da participação de S.Exa. na solenidade de posse dos novos dirigentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); e outros assuntos.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR, HOMENAGEM.:
- Registro da participação de S.Exa. na solenidade de posse dos novos dirigentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); e outros assuntos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/05/2013 - Página 29047
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR, HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, POSSE, DIRIGENTE, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, MAGISTRADO, JUSTIÇA DO TRABALHO.
- SOLICITAÇÃO, SENADOR, APROVAÇÃO, VOTO DE APLAUSO, JORNAL, JORNAL DO COMERCIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FATO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Vanessa Grazziotin, agradeço ao Senador Mozarildo, que permitiu que a gente possa, junto com a Senadora Ana Amélia, ir para a nossa Comissão que visa combater os acidentes, principalmente os incêndios, a partir do que aconteceu em Santa Maria.
Muito obrigado, Senador Mozarildo.
Srª Presidente, no dia de ontem, estive presente na solenidade de posse dos novos dirigentes da Anamatra - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, onde tive a honra de ser convidado a compor a mesa. Estive lá com a Senadora Ana Amélia.
O Presidente da Anamatra, Dr. Renato Henry Sant’Anna, despediu-se de sua brilhante gestão, biênio 2010-2012, saudando a todos com um discurso emocionado.
Ele deu posse a todos os membros da atual diretoria, eleitos para o biênio 2013-2015.
Os novos dirigentes, representantes das AMATRAs (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho), de todos os Estados da Federação, estavam lá e foram apresentados e saudados pelo novo Presidente da Associação, Dr. Paulo Luiz Schmidt, do meu Estado do Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, o Dr. Paulo Schmidt resumiu o trabalho da Anamatra. A Anamatra estará sempre na defesa da justiça que busque oportunidades, melhorando a qualidade de vida para todos e facilitando o acesso a todos que dela precisarem. A Anamatra tem lado: está do lado do social.
Também mencionou a importância da parceria, lá demonstrada, entre os Poderes Legislativo, Judiciário e o próprio Executivo na condução, sempre, das questões trabalhistas e na preservação dos direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros. E lá foi lembrado que este ano nós completamos 70 anos da jovem senhora CLT, que é um orgulho para todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso País.
Srª Presidente, eu encaminhei, no início, um voto de pesar ao Jornal do Comércio. Está aqui escrito, Senadora Ana Amélia, que a senhora estava presente, e termino dizendo que estou falando aqui em nome de toda a bancada gaúcha, especialmente do Senador Pedro Simon e da Senadora Ana Amélia.
No próximo sábado, o Jornal do Comércio, de Porto Alegre, completará 80 anos de fundação. Como disse aqui, ele foi criado em 25 de maio de 1933. Foi o primeiro jornal segmentado do Brasil.
Atualmente, o Jornal do Comércio, como já citei quando abri os trabalhos, tem como Diretor-Presidente Mércio Tumelero, como Diretor Comercial Luiz Borges e como editor-chefe Pedro Maciel. O conselho é formado por Cristina Jarros, Jenor Jarros Neto e Valéria Jarros Tumelero.
O foco do Jornal do Comércio é o jornalismo econômico, mas também dispõe de amplo espaço para a política, a cultura, a conjuntura internacional, cidades, esportes, espaço para leitores e para a publicação de artigos.
O Jornal do Comércio possui um competente quadro de profissionais: redatores, editores, repórteres, colunistas, atendentes, motoristas, trabalhadoras e trabalhadores que fazem desse jornal um dos mais importantes da Região Sul.
O Jornal do Comércio está presente no dia a dia de empresários, executivos, profissionais liberais, dos líderes dos trabalhadores, dos empregadores, mas, sobretudo, da casa dos gaúchos.
Em 80 anos de existência, ele desenvolveu cadernos e eventos de credibilidade e respeito no mercado, sempre atento às novas tecnologias, à qualificação profissional e ao controle de qualidade, para oferecer um produto cada vez melhor a todos.
O Consultor do Comércio, que era seu nome original, tinha como púbico alvo os comerciantes. Prioritariamente, divulgava as chegadas e saídas dos navios de Porto Alegre.
Na década de 50, o Jornal mudou sua sede da Rua General Câmara para o Palácio do Comércio, passando por uma grande reestruturação. Foram adquiridos novos equipamentos, a veiculação passou de semanal para trissemanal, e a equipe já ultrapassava vinte funcionários naquela época.
Em 1956, quando o nome passou a ser Jornal do Comércio, os conteúdos ligados ao setor econômico ganharam prioridade.
Na década seguinte, já instalado na Avenida. João Pessoa e com circulação diária, o Jornal do Comércio muda sua diretoria em função do falecimento do seu inesquecível fundador, o Sr. Jenor Cardoso Jarros. Sua esposa, Zaida Jayme Jarros, e seu filho, Delmar Jarros, passaram a dirigir o periódico. Essa gestão foi até 1998, quando Mércio Tumelero assume a administração do Jornal. A partir daí, uma série de mudanças foram realizadas: a família fundadora passou a fazer parte do Conselho de Administração e a gestão foi profissionalizada.
Com o novo comando, a empresa passa por um grande processo de reestruturação, buscando profissionais com experiência no mercado para gerenciar e dirigir cada departamento. Um novo projeto gráfico foi implantado e novas máquinas impressoras foram adquiridas. Assim, o Jornal passou a ser impresso em cores.
Com o falecimento de Zaida Jarros, em 2004, Mércio Tumelero assume a presidência da empresa e continua com um forte programa de modernização, visando ao aperfeiçoamento dos recursos e do trabalho em todas as áreas da empresa.
Por isso, Srª Presidenta, depois desse histórico que acabei de registrar sobre os 80 anos do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, pedimos, respeitosamente, que o Senado da República aprove o voto de aplauso para esse importante, tradicional e respeitado veículo de comunicação do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Creio, Srª Presidenta, que estou falando em nome da bancada gaúcha, mas, principalmente, em nome dos Senadores Pedro Simon e Ana Amélia.
Muito obrigado.
Agradeço a oportunidade que todos me deram para que eu pudesse apresentar meu relatório sobre o que aconteceu a partir do episódio de Santa Maria e sobre as medidas que entendemos adequadas para combater situações como essa não só no Rio Grande, mas em todo o Brasil.
E termino dizendo, Srª Presidenta, que caminharemos numa grande parceria com o coordenador da comissão da Câmara, que é o Deputado Paulo Pimenta, e também em parceria com uma comissão montada no Ministério da Justiça, a fim de que os três relatórios, num só, possam ser apresentados em uma proposta de um código mínimo de combate a esse tipo de acidente, de incêndio. E, aprovado na Câmara, ele viria, então, para o Senado, onde nós faríamos todo o esforço para aprová-lo com a mesma brevidade com que a Câmara votará.
Era isso o que tinha a dizer.
Obrigado, Srª Presidenta.