Pela ordem durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Roberto Civita.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Roberto Civita.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2013 - Página 30547
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PAIS.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu subscrevi e encaminhei já à Mesa, em nome da Bancada do PSDB, um requerimento de voto de pesar, que seria encaminhado à família de Roberto Civita e a toda a Diretoria do Grupo Abril, com a expressão da nossa profunda tristeza pelo falecimento ocorrido ontem.

            Civita foi uma pessoa dinâmica, inovadora, inconformista, um homem profundamente inteligente e sempre muito inquieto. Eu me lembro, Srª Presidente, de uma cerimônia em que ele foi paraninfo de uma turma que se formava no curso de Comunicação, e ele fez um discurso que defendia o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. E não foi pelo gosto de paradoxo, foi para afirmar, naquele discurso, um compromisso inarredável que ele tinha com a liberdade de imprensa, a concepção que ele tinha do jornalismo como uma atividade a ser desenvolvida sem qualquer tipo de peias, de limitações, seja do Estado, seja dos próprios imperativos econômicos das empresas jornalísticas.

            Ele fundou, dirigiu, foi o editor da revista Veja, que é a maior revista de informação e circulação semanal no Brasil e a terceira do mundo, além de outras iniciativas à frente do Grupo Abril.

            Eu quero, com esse requerimento de voto de pesar, associar-me, assim como a minha Bancada, a todos aqueles que lamentam profundamente a morte desse grande homem que tanto serviu à Imprensa do nosso País, Roberto Civita.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2013 - Página 30547