Encaminhamento durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Roberto Civita.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Roberto Civita.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2013 - Página 30579
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ELOGIO, ATIVIDADE, AREA, JORNALISMO.

            O SR. JOSÉ SARNEY (Bloco/PMDB - AP. Para encaminhar. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Nação hoje recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento do jornalista Roberto Civita. E eu fiz este requerimento, que se encontra sobre a mesa e que será votado pelo Plenário da Casa, no sentido de nos associarmos a esse pesar, porque Roberto Civita foi um pioneiro e um inovador da mídia brasileira. Era um grande publisher e também um grande jornalista. Participava da pauta das redações, o âmago das matérias. Dedicava-se à feitura das revistas que ele dirigia e era um jornalista que tinha a alma do repórter e do editorialista.

            Ele não só fazia jornalismo como amava a arte do jornalismo, noticiando, afirmando ideias, intransigente em suas convicções. Sabia o preço da liberdade. Era um devoto da iniciativa privada e também um grande defensor da revolução pela educação. Assim, era um líder de uma dimensão singular. Perde a imprensa brasileira e perde o País.

            Fui seu amigo desde os seus tempos de sua juventude. Acompanhei a sua trajetória de sucesso desde a inovadora revista Realidade, da qual ele era uma das molas mestras. Foi um idealizador da revista que era de grande modernidade e revolucionou a imprensa brasileira. Eu mesmo fui colaborador da Realidade, publicando alguns contos durante o tempo em que ela existiu.

            Assisti à idealização da Veja por parte de Roberto Civita e Victor Civita. Eles organizaram antes, para que pudessem fazer a revista, a equipe de jornalistas que iriam ser formados para fazer uma revista dinâmica e moderna. Organizaram seminários. Eu era Governador do Maranhão e fui convidado para fazer uma palestra nessa conferência dos jornalistas que iriam fazer o número zero dessa futura revista. Essa conferência - eu me recordo até hoje - tinha por tema como governar um Estado pobre.

            Depois da Veja, ele foi o consolidador do Grupo Abril.

            Quero também fazer um depoimento aqui sobre um aspecto do Roberto Civita que poucos conhecem, do qual fui participante também. Eu era Presidente da República e foi ele quem me levou a ideia para abrirmos, no Brasil, a grande janela da televisão a cabo, da televisão por satélite, uma visão do que seria a televisão do futuro, das novas mídias e da Internet, que, naquele tempo, era apenas um sonho. Ele já tinha um domínio grande sobre esses assuntos. Foi nesse tempo que criamos a TV a cabo. Ele participou ativamente dessa criação, levando ideias e, ao mesmo tempo, participando, junto aos órgãos governamentais, da elaboração desse projeto.

            Dentre outros setores, ele também foi pioneiro no mercado editorial, com investimentos na televisão e na Internet. Criou a MTV, a TVA, o Brasil Online. Além disso, ele tinha um grande compromisso com o futuro do Brasil, investindo nas Editoras Ática e Scipione e também em vários sistemas de ensino. Tinha uma verdadeira dedicação e crença na revolução pelo ensino.

            Dentro desse aspecto, criou o Anglo, o Ser, o Maxi, o Colégio pH, o Grupo de Escolas Técnicas do Brasil - ETB, a rede de escolas de inglês Red Balloon, além de uma revista para professoras que é disseminada no Brasil inteiro e que é uma grande contribuição à educação no País.

            Quero terminar estas palavras, Sr. Presidente, dizendo que testemunhei o orgulho de seu pai, Victor Civita, que foi um grande amigo meu, e também da sua mãe, Silvana, porque eu tinha uma estreita relação com eles naquele tempo. Testemunhei o orgulho que eles tinham do talento e da capacidade do filho e da certeza da continuidade da consolidação do Grupo Abril.

            Portanto, é com imensa comoção que me associo a sua família e à dor da sua esposa e dos seus filhos pela perda que o Brasil tem neste momento.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2013 - Página 30579