Discurso durante a 82ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Homenagem ao empresário alagoano José Alexandre dos Santos, do Grupo Coringa, agraciado com o Diploma José Ermírio de Moraes.

Autor
Fernando Collor (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AL)
Nome completo: Fernando Affonso Collor de Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Homenagem ao empresário alagoano José Alexandre dos Santos, do Grupo Coringa, agraciado com o Diploma José Ermírio de Moraes.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2013 - Página 30755
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, EMPRESARIO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA NACIONAL.

            O SR. FERNANDO COLLOR (Bloco/PTB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo Sr. Presidente desta sessão e Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, S. Exª Senador Armando Monteiro; Exmo Sr. Senador, Líder do PMDB nesta Casa, que, há pouco, falou, com muita emoção, da homenagem prestada ao Sr. Francisco Ivens de Sá Dias Branco, Eunício Oliveira; Exmo Sr. Senador Ministro José Pimentel; excelentíssimos senhores agraciados; Exma Srª Prefeita de Arapiraca, Célia; excelentíssimos senhores presidentes de confederação e de federação; senhoras e senhores; Parlamentares aqui presentes, o Diploma José Ermírio de Moraes, cujo Conselho no Senado Federal, como aqui já foi dito, é presidido por S. Exª o Senador Armando Monteiro, consiste na mais alta comenda oferecida por esta Casa a empresas e a empresários industriais que se destacam em sua contribuição ao desenvolvimento social e econômico do País.

            De antemão, gostaria de expressar ao Sr. Francisco Ivens de Sá Dias Branco, Presidente do grupo M. Dias Branco, e ao Sr. Robson Braga de Andrade, Presidente da Confederação Nacional das Indústrias que, por favor, se sintam homenageados também pelas palavras que dedicarei ao nome, com muita honra, por mim indicado para receber este Diploma e que foi aprovado com expressiva votação no Conselho.

            Trata-se do empresário alagoano José Alexandre dos Santos, do Grupo Coringa, de Arapiraca, cuja história de vida é um exemplo raro, raro, de trabalho, empreendedorismo e sucesso profissional.

            O Grupo Coringa constitui uma das mais importantes indústrias do Nordeste no setor alimentício, com filiais em outros Estados e responsável pela geração de aproximadamente cinco mil empregos diretos e cerca de quatro mil indiretos.

            José Alexandre dos Santos começou sua vida trabalhando na roça, no interior do nosso Estado Alagoas, em Arapiraca. O rumo de sua vida passou a mudar a partir da criação de uma fábrica de beneficiamento de fumo de corda. A sua visão empreendedora permitiu, num período de aproximadamente uma década, a evolução dos negócios para a indústria do café, de corantes e de derivados do milho. Com isso, a antiga fábrica de alimentos transformou-se numa ampla e complexa planta industrial, na qual foram incorporados novos equipamentos que permitiram a ampliação de sua capacidade produtiva, com destaque para a refinação do milho. Agora se estende até o Estado da Bahia, precisamente no Município Luís Eduardo Magalhães, antiga Barreiras. Ainda hoje permanece a torrefação de café com excelente padrão de qualidade, assim como a expansão do mercado na unidade de corantes por meio do processamento de sementes de urucum, além do investimento numa moderna fábrica de plásticos para importantes indústrias da região. Sua participação no crescimento econômico do Estado é também relevante, com elevado recolhimento de ICMS.

            Paralelo à produção industrial, baseada em investimentos em tecnologia, informatização de operações e iniciativas de marketing, o Grupo Coringa dedica-se também a desenvolver ações sociais na região por meio da manutenção de entidades beneficentes e projetos comunitários.

            Por isso tudo, Sr. Presidente, Armando Monteiro, Srªs e Srs. Parlamentares, senhoras e senhores convidados, nada mais justo a um pioneiro como José Alexandre dos Santos do que a concessão desta honraria de alto significado para Alagoas, especialmente para a cidade de Arapiraca. Ainda mais por ser ele o primeiro empresário do Estado de Alagoas a ser agraciado com o Diploma 
José Ermírio de Moraes.

            Sem dúvida, o Grupo Coringa é uma referência no Nordeste e o Sr. José Alexandre dos Santos, um exemplo de vida e trabalho a ser seguido. Um lutador, na mais pura acepção e conotação da palavra, que conseguiu, contra todas as previsões e tendências, consolidar um empreendimento do porte do Grupo Coringa.

           E tudo isso, Sr. Presidente Armando Monteiro, senhores que integram a Mesa diretora dos trabalhos desta sessão solene de hoje, pude, mais uma vez, comprovar pessoalmente, em companhia da Prefeita de Arapiraca, Drª Célia Rocha, quando de minha recente visita ao nosso amigo José Alexandre, oportunidade em que também comuniquei a escolha de seu nome para receber o diploma e constatei a alegria e, sobretudo, o orgulho que contagiaram os arapiraquenses ao saber que um autêntico empresário e representante da cidade de Arapiraca seria agraciado.

           Assim, rendo aqui minhas sinceras homenagens aos alagoanos, ao povo de Arapiraca e, acima de tudo, ao empresário e amigo José Alexandre dos Santos, bem como aos demais contemplados com este diploma, Srs. Francisco Ivens de Sá Dias Branco e Dr. Robson Braga de Andrade. Estendo ainda o reconhecimento e a admiração aos diretores, gerentes e trabalhadores do Grupo Coringa, assim como a sua Exma esposa, Srª Helena Tereza dos Santos, e aos 10 filhos do Sr. José Alexandre, os quais faço questão de nominar um a um: Bernadete, Luis José, Janete, Alberto, Maria Helena, Elisabete, Marcelino, Ivete, José Alexandre Filho e Marizete.

           Por fim, em nome dos genros, netos, bisnetos e noras, gostaria de citar o nome o Sr. José Luis Pereira Neto, genro de José Alexandre, para também e por intermédio dele receber os nossos cumprimentos na manhã de hoje.

           A todos os senhores agraciados, familiares e amigos as minhas homenagens e os meus sinceros parabéns.

           Muito obrigado, Sr. Presidente Armando Monteiro. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2013 - Página 30755