Comunicação inadiável durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pela aprovação, na CCT, de projeto de lei que tem por objetivo facilitar a localização de pessoas desaparecidas; e outros assuntos.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Regozijo pela aprovação, na CCT, de projeto de lei que tem por objetivo facilitar a localização de pessoas desaparecidas; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2013 - Página 30783
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APOIO, GRUPO, ENFERMEIRO, MEDICO, HOSPITAL, ESTADO DA BAHIA (BA), REFERENCIA, TRATAMENTO, NETO, ORADOR, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI).
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, ASSUNTO, CRIAÇÃO, FERRAMENTA, TECNOLOGIA, OBJETIVO, LOCALIZAÇÃO, VITIMA, DESAPARECIMENTO.
  • REGISTRO, ASSINATURA, LICITAÇÃO, PROJETO, METRO, MUNICIPIO, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Quero não só agradecer ao Senador Casildo pela oportunidade aqui de fazer este comunicado, como também até transmitir, Senador Casildo - V. Exa, que tem sido um permanente companheiro que acompanhou não o meu sofrimento, mas a minha primeira tensão quando da chegada dos meus trinetos, os trigêmeos, que ficaram na UTI -, que tive a grata satisfação de, no sábado, inclusive, poder comemorar mais um ano de vida, meu aniversário. E o melhor presente que recebi foi, exatamente, a ida dos meninos para casa.

            Os três saíram da UTI depois de mais de 70 dias: Tito, Isaac e Davi. Portanto, numa grande cruzada. Nós estávamos todos alegres ali, no final de semana.

            Ontem de noite estive lá de novo. E fiz até a proeza, Senador Casildo, de carregar os três. Até que eu não tenho muita habilidade para carregar menino muito novo, não, mas tive que exercitar uma boa habilidade para carregar três de vez, uma proeza enorme. Então, é uma alegria muito grande. Essa é uma coisa que anima todos nós.

            A gente vê como essas crianças lutaram para chegar aonde chegaram. Nasceram com menos de sete meses.

            Portanto, vão completar agora, no dia 8 de junho, seus três meses de nascidos, e estou me referindo muito a V. Exa porque, nesse instante, V. Exa me cobrou aí: “Como é que estão os meninos?”. Portanto, tem feito isso permanentemente.

            Hoje de manhã, seguindo para cá, ainda passei também e aproveitei para dar mais um cheiro na netinha que mora no meio do caminho ali do aeroporto, a Júlia. Eu pensei: eu vou aproveitar para completar a obra, que é importante.

            Então, quero também agradecer todo o apoio que tive aqui, Senador Casildo, de todos, inclusive no momento mais difícil, que foi na busca do medicamento para um dos meninos, para Davi, um medicamento que a gente não encontra aqui, que não é produzido no Brasil. E agradecer a toda a equipe do Hospital Aliança, a todos os profissionais, ao Dr. Carlos Menezes, que, além de médico, é também um amigo que ganhei ao longo dessa batalha em apoio à saúde pública. Menezes é um dos grandes médicos nossos, atua numa maternidade pública, a Climério de Oliveira, e é, também, o médico de minha nora. Portanto, foi quem fez esse “triparto”. 

            Agradeço a toda a equipe do Aliança, em nome da Drª Kátia, esse tempo todo. E eu tive um testemunho muito interessante, Senador Casildo. Numa das noites, quando eu chegava em Salvador, mesmo tarde, eu adentrava à UTI para ver os meninos, e até o pessoal já brincava; quando eu apertava o interfone, diziam assim: “Chegou o avô dos trigêmeos”.

            Os meninos ficaram ultraconhecidos no hospital e uma das enfermeiras numa noite me disse assim: “Olha, nós já estamos aqui preocupadas”. Eu disse: “Com o quê?” “Porque no dia em que eles forem embora, nós vamos ficar aqui com um ‘trivazio’”. Quer dizer, as pessoas se envolvem, elas se dedicam e essa enfermeira me dizia ali, numa das noites, que ela já estava pensando como é que ia ser a UTI Neonatal quando os meninos fossem embora, porque eles iam sentir muita falta.

            Então, isso é bom para a gente ver como na Saúde esses profissionais se dedicam, e a gente tinha certeza de que eles estavam em boas mãos. Ainda que passasse ali na UTI, Senador Casildo, eu passava e me retirava, ia embora para casa dormir, e aqueles profissionais, aquelas profissionais ficavam ali, a noite inteira, cuidando como se fossem filhos seus.

            Portanto, quero agradecer, imensamente, essa acolhida que nós tivemos ali durante esses mais de 70 dias na UTI Neonatal.

(Soa a campainha.)

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA) - Então, Jorge, eu queria, aproveitando isso, não estava previsto, mas foi exatamente a partir do encontro com o Senador Casildo, e dizer, também, da minha alegria na Comissão de Ciência e Tecnologia, Senador Casildo, ao aprovar hoje um projeto que eu tive oportunidade de relatar e o Relator ad hoc, o Senador Anibal, do Acre, Jorge, foi quem fez a leitura, que é a gente usar a tecnologia para localizar pessoas desaparecidas; é a utilização de celular, de tecnologia, assim como o projeto que chegou a esta Casa que trata da “bancarização”, ou seja, você permitir incluir as pessoas, usando o celular. Usar celular, inclusive, para levar imagem, para levar resultado de exames, para incluir as pessoas, para permitir, por exemplo, que centros de diálises possam ser utilizados em lugares remotos e, a distância, um nefrologista ter a oportunidade de acompanhar cada paciente.

            Então, essa é uma das proezas desse novo tempo e, principalmente, para a saúde. Nós precisamos, cada vez mais, utilizar esse tipo de ferramenta, utilizar esse tipo de tecnologia, para que não fique a tecnologia sendo utilizada só por quem pode pagar, seja por um serviço ou para o seu lazer, aumentando a largura da banda de forma a permitir que, nessa tão conhecida e propalada banda larga, passemos não somente voz, mas exatamente serviços, como transmissão de dados, imagens. Que seja utilizada naquilo que mexe com o cotidiano de cada cidadão, seja na agricultura, no transporte, na educação, na saúde, enfim, em todas as áreas.

            Portanto, fico contente com a aprovação desse projeto no dia de hoje e também com o envio da medida provisória que vai tratar de bancarização. Em todos os governos, sempre foi assim. Tenho um projeto tratando dessa matéria há muito tempo...

(Soa a campainha.)

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA) - ... desde que era Deputado. E, quando cheguei aqui, eu o apresentei novamente à Casa, o projeto de bancarização. E o Governo manda a medida provisória, mas não leva muito em consideração o nosso projeto. De qualquer forma, fico feliz que o Governo tenha aquiescido, cedido, que o Banco Central tenha entendido que é importante, para incluirmos milhões e milhões de brasileiros que não têm acesso a banco e poderão usar o seu celular.

            A transmissão via tecnologia móvel permite que se chegue ao crédito para agricultura, ao Garantia-Safra, ao Bolsa Família. E, talvez, se já estivesse usando esse esquema da bancarização, o boato referente ao Bolsa Família teria sido facilmente desfeito com a mensagem para milhões de celulares no Brasil, informando que se tratava de um mero boato. E os centros de emergência no mundo inteiro já fazem isso, utilizando-se dos celulares para informar cada cidadão.

            Eram essas as informações que eu gostaria de registrar aqui, Senador Casildo Maldaner.

            E, na última sexta-feira, tivemos a oportunidade de ver, em Salvador, a assinatura de um projeto que eu persigo há muito tempo: o nosso metrô, metropolitano. O Governador Jaques Wagner assinou a licitação. Espero que, no final de julho, já possamos ter essa licitação na Bolsa de Valores, para uma PPP. E teremos, finalmente, Salvador entrando nos trilhos, assim como a cidade Lauro de Freitas, com toda a reestruturação de mobilidade urbana da cidade de Salvador. Isso foi anunciado na sexta-feira pelo Governador, com investimentos que ultrapassarão a casa de R$5 bilhões. Colocando, assim, Salvador e Lauro de Freitas verdadeiramente nos trilhos e dotando a região metropolitana de uma infraestrutura capaz de atender à demanda do cidadão baiano.

            Eram essas as comunicações que gostaria de fazer, Senador Jorge Viana.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2013 - Página 30783