Fala da Presidência durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Solenidade de devolução simbólica do mandato parlamentar do Senador Luiz Carlos Prestes e de seu suplente, Sr. Abel Chermont.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2013 - Página 28297
Assunto
Outros > HOMENAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIFESTAÇÃO, IMPORTANCIA, SENADO, REALIZAÇÃO, SESSÃO, OBJETIVO, DEVOLUÇÃO, SIMBOLO, DIPLOMA, MANDATO PARLAMENTAR, EX SENADOR, SUPLENTE, DISTRITO FEDERAL (DF), VITIMA, CASSAÇÃO, MANDATO, EPOCA, ANULAÇÃO, REGISTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB).

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Antes de concedermos a palavra à Dona Maria do Carmo Ribeiro Prestes, eu gostaria de ler mensagem da Presidente da República por ocasião desta cerimônia de devolução do mandato do Senador Luiz Carlos Prestes e do suplente Abel Chermont.

Congratulo-me com o Senado Federal, com o seu Presidente e com o Senador Inácio Arruda, autor do projeto de resolução que viabilizou a histórica iniciativa de restituir os mandatos do Senador Luiz Carlos Prestes e do seu suplente Abel Chermont. Trata-se de um ato nobre de reparação e desagravo a esses dois políticos brasileiros que tiveram seus mandatos cassados pela força de um regime de exceção.

O Cavaleiro da Esperança é parte fundamental da história política brasileira. A saga na Coluna, que percorreu cerca de 25 mil quilômetros do território nacional, e a militância comunista são capítulos da vida de Prestes, mas são também momentos fundamentais da constituição da democracia brasileira, de nossa formação como Nação.

Com atitudes como esta, o Senado ajuda o Brasil a restabelecer vínculos rompidos com a sua própria história e com aqueles que a construíram.

O Senado promove um reencontro do Brasil consigo mesmo, faz justiça, fortalece a democracia e presta a devida homenagem a esses brasileiros que lutaram por seus ideais e enfrentaram a violência das ditaduras. Age com a mesma grandeza e espírito democrático que têm inspirado a Comissão Nacional da Verdade, que completa esta semana um ano de atividade.

A devolução dos mandatos é simbólica, mas mostra que a democracia brasileira tem se fortalecido a cada dia, mostra que o Senado Federal e o Brasil estão integralmente comprometidos com o respeito às instituições e à vontade dos eleitores.

Transmito também minhas homenagens e meus cumprimentos aos parentes, amigos e admiradores de Luiz Carlos Prestes e Abel Chermont.

Dilma Rousseff.

                   Presidente da República Federativa do Brasil. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2013 - Página 28297