Pela ordem durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifesta o apoio de S. Exa. quanto a realização de audiência publica na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para debater a reforma do processo decisório de demarcação de terras indígenas, conforme anunciado pelo Senador Aloysio Nunes Ferreira.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Manifesta o apoio de S. Exa. quanto a realização de audiência publica na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para debater a reforma do processo decisório de demarcação de terras indígenas, conforme anunciado pelo Senador Aloysio Nunes Ferreira.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2013 - Página 33131
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, RELAÇÃO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, LOCAL, SENADO, OBJETIVO, DEBATE, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, PROCESSO, DECISÃO, DEMARCAÇÃO, TERRAS INDIGENAS, COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA, LOCALIDADE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MOTIVO, CONFLITO, POSSE, TERRAS.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Enquanto o Senador Alvaro se dirige à tribuna, eu queria endossar a manifestação do Senador Aloysio Nunes Ferreira e dizer também que quero firmar esse requerimento dessa audiência pública, porque no meu Estado, o Rio Grande do Sul, o problema está se agravando, a despeito das notícias de que houve a suspensão das demarcações das terras indígenas.

            Existem alguns Municípios, como o Município de Getúlio Vargas, onde um exemplar servidor público, Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Rudinei Candeias, fez um estudo antropológico profundo com historiadores, com toda a área, mostrando que não haveria condição de haver.

            Nós reconhecemos todo o direito dos indígenas, queremos a pacificação, queremos um país com tranquilidade para que produtores e indígenas convivam harmoniosamente.

            Houve a interrupção da Rodovia 285, casualmente da minha cidade até a cidade de Passo Fundo e Mato Castelhano, e um agricultor foi atingido. E não é bom esse clima de intranquilidade. O Brasil precisa de paz para continuar dando esse salto de qualidade, sendo um protagonista mundial. E precisa mostrar ao mundo que também é pacífico nessa relação entre a comunidade indígena e os produtores rurais.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2013 - Página 33131