Comunicação inadiável durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Vidal da Fonseca.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Outros:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Vidal da Fonseca.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2013 - Página 33516

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Mato Grosso perdeu, nessa terça-feira, uma de suas mentes mais brilhantes, o Procurador de Justiça, aposentado, Luiz Vidal da Fonseca, falecido em Cuiabá aos 73 anos de idade.

            Homem de convicções firmes e de honradez inabalável, ele sempre foi a bússola de sensatez e equilíbrio nas ações do Ministério Público mato-grossense.

            Profissional de sólidos conhecimentos jurídicos e de posições corajosas, contudo nunca se furtou ao diálogo e à busca de soluções lúcidas para as causas que presidiu.

            Digo isso com profundo conhecimento, pois Dr. Luiz Vidal foi Procurador de Justiça enquanto governei Mato Grosso.

            Tive dele, no âmbito do Ministério Público Estadual, verdadeiras lições de direito e saber jurídico, nunca exorbitando de suas atribuições, mas sempre colaborando com a difícil missão de gerenciar uma região dinâmica como Mato Grosso. Luiz Vidal foi um parceiro, mais do que isso, um protagonista neste processo de definição de marcos jurídicos que estruturaram um arcabouço legal capaz de alavancar o desenvolvimento de nossa comunidade.

            Ao lado de Luiz Vidal e do Dr. Atílio Ourives, como governador, implantei o Estatuto do Ministério Público de Mato Grosso. Foi a semente plantada num jardim onde se pretendia colher cidadania e justiça social. Vidal e Ourives foram guardiões fiéis dos princípios que nortearam a construção ética da Procuradoria de Justiça.

            Luiz Vidal da Fonseca também exerceu os cargos de presidente da Associação do Ministério Público, do Conselho Superior do Ministério Público e do Colégio de Procuradores de Justiça. Ainda chefiou o Ministério Público Federal em Mato Grosso e foi professor fundador da cadeira de Direito Penal da Universidade Federal de Mato Grosso, sendo, também, o primeiro Procurador-Geral de Justiça eleito por seus pares em nosso Estado.

            Ao expressar meus sentimentos aos seus familiares, amigos e membros do Ministério Público, requeiro da Mesa Diretora da Casa que sejam enviados Votos de Pesar, em nome do Senado Federal, à esposa e aos filhos deste grande baluarte da Justiça.

            Saibam, Srªs e Srs. Senadores, trata-se de uma perda irreparável para Mato Grosso.

            Muito obrigado, Sr. Presidente Renan Calheiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2013 - Página 33516