Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2013 - Página 33576

            O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco/PSDB - PB. Sem revisão do orador.) - Como tem virado hábito nesta Casa sequenciar o Senador Vital, que sempre está à frente, quero me somar a esta palavra de reverência à memória de Humberto Lucena, que o Senado conheceu de perto, porque por ele foi presidido em duas oportunidades. Um homem íntegro, correto, leal, muitas vezes incompreendido e injustiçado pela sua luta sempre brava, destemida, corajosa, coerente contra a ditadura.

            Ao lado de tantos outros brasileiros, Humberto Lucena ajudou a construir a democracia que vivemos hoje, e, pela feliz iniciativa de sua filha, a Deputada Estadual Irai Lucena, foi lançado, há poucos instantes, na Biblioteca do Senado, com a presença comprometida, em decorrência da votação nominal em curso, um livro de poesias, Discursos Íntimos, assim intitulada a publicação, que revela um lado pouco conhecido do Senador Humberto, que é exatamente a sua sensibilidade poética em transformar em palavras os seus sentimentos humanistas.

            E aproveito esta oportunidade, Sr. Presidente, Renan Calheiros, para dirigir-me, de forma muito especial, a V. Exª. Em nome do povo da Paraíba, da nossa representação do Estado e em reconhecimento a toda a trajetória que Humberto teve como líder das oposições, como líder partidário nesta Casa e como Presidente dela por duas oportunidades, repito e insisto: o Senado da República deve, ainda, a Humberto Lucena uma homenagem, seja numa ala, seja em algum dos seus espaços físicos, para registrar a passagem tão marcante desse grande brasileiro, esse extraordinário paraibano, que foi Humberto Lucena, a exemplo de tantas outras justas homenagens já feitas, e eternizar sua memória, como reconhecimento de uma trajetória ilibada, correta, que ele construiu ao longo de praticamente meio século de vida pública.

            Fica, portanto, em meu nome e tenho certeza de que em nome do Senador Vital e do Senador Cícero, que se encontra em missão oficial, em nome da família e dos paraibanos, o apelo para que, com a sensibilidade de V. Exª, possamos encontrar uma forma de homenagear Humberto Lucena à altura de sua trajetória.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2013 - Página 33576