Pronunciamento de Renan Calheiros em 28/05/2013
Fala da Presidência durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Determinação à Secretaria-Geral da Mesa de pautar, para mais uma sessão de discussão, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição nº 86, de 2011 (tramita em conjunto com as Propostas de Emenda à Constituição nºs 46 e 61, de 2012). As matérias constarão da Ordem do Dia da próxima sessão deliberativa.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Determinação à Secretaria-Geral da Mesa de pautar, para mais uma sessão de discussão, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição nº 86, de 2011 (tramita em conjunto com as Propostas de Emenda à Constituição nºs 46 e 61, de 2012). As matérias constarão da Ordem do Dia da próxima sessão deliberativa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/05/2013 - Página 30934
- Assunto
- Outros
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Nós tínhamos combinado esse procedimento de encerrarmos a Ordem do Dia de modo a respondermos essa questão de ordem.
Se V. Exª combinar com esse procedimento, Senador Flexa Ribeiro, eu peço à Secretaria-Geral da Mesa que, por favor, designe o prazo de mais uma sessão para a discussão da proposta de emenda à Constituição. E, a propósito, sobre isso, havia uma dúvida com relação à promulgação ou não da proposta que criava os tribunais regionais, cinco Tribunais Regionais Federais. Como havia uma dúvida com relação a um erro material... Que erro material? É que a proposta aprovada pela Câmara suprimia uma parte aprovada pelo Senado Federal e isso dificultou a promulgação. No entanto, eu não vou limitar a competência constitucional do 1º Vice-Presidente do Congresso Nacional e não vou deixar de viajar unicamente porque, se eu viajar para algum lugar, em cumprimento até de papel do Senado Federal, eu não vou permitir que o 1º Vice-Presidente exatamente promulgue a Proposta de Emenda à Constituição. Eu não vou limitar e não vou deixar de cumprir as minhas obrigações em função da necessidade de promulgar.
Eu acho que a promulgação pode ter como consequência a concessão de uma liminar, mas nós nos deparamos com isso sempre. Eu não vou fazer o controle constitucional de uma proposta que foi aprovada pelo Congresso Nacional. E não vou limitar o papel, repito, do 1º Vice-Presidente do Congresso Nacional.
Mas peço à Mesa que coloque a proposta do Senador Flexa Ribeiro para discussão, para que nós possamos, mais adiante, apreciar a matéria.