Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Pedro Taques (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MT)
Nome completo: José Pedro Gonçalves Taques
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2013 - Página 30918

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco/PDT - MT. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

            A questão não envolve os assessores. Acho que o número de assessores... Isso é determinado regimentalmente. Não são os assessores. A pressão é absolutamente normal e legítima em uma democracia. É legítimo que delegados aqui venham, que promotores de Justiça aqui venham, que lobistas aqui venham, isso é absolutamente legítimo. Agora, o espaço de trabalho de cada Senador da República se faz aqui. Aqui ele precisa pensar, precisa refletir, precisa conversar com outros membros da Casa Alta do Legislativo nacional para que chegue a uma convicção antes de votar. Assessor, é importante que nós tenhamos aqui. Eu não sou regimentalista, eu preciso de um regimentalista, eu preciso tomar conta do que está acontecendo no gabinete. Não são os assessores.

            Penso que aqueles que não trabalhem no Senado devam ter acesso às galerias. Esse é um espaço da democracia, como V. Exª bem disse. Agora, aqui é o espaço de trabalho do Senador. É aqui que eu desenvolvo o meu parlar, o meu falar, eu preciso ter tranquilidade e, dessa maneira, eu, pelo menos, não tenho essa tranquilidade para falar.

            Tem que ficar em cima, fazer manifestação, parar os Senadores nos corredores, nos gabinetes. A pressão faz o carvão virar diamante, a pressão é importante. Senador que não aguenta a pressão? Vá tomar leite, como se diz no Estado de Mato Grosso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2013 - Página 30918