Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da importância do “Amazon Sat” para a região amazônica; e outro assunto.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Registro da importância do “Amazon Sat” para a região amazônica; e outro assunto.
Aparteantes
Acir Gurgacz, Mozarildo Cavalcanti, Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DCN2 de 14/06/2013 - Página 36852
Assunto
Outros > FEMINISMO. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO AMAZONICA, COMENTARIO, ASSINATURA, ACORDO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), EMPRESA, COMUNICAÇÕES, ESTADO DO AMAZONAS (AM), OBJETIVO, DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, PARTICIPAÇÃO, PROCURADORIA, MULHER, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, OBJETIVO, DEBATE, IMPORTANCIA, FEMINISMO, ORGÃO PUBLICO, CONGRESSO NACIONAL.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srs. Senadores, companheiras e companheiros.

            Sr. Presidente, antes de iniciar o pronunciamento que me traz à tribuna, eu só gostaria de fazer um registro. Desde as 10h da manhã até este momento, nós estamos realizando um seminário, em conjunto, a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, em que estamos debatendo a importância das procuradorias nos Parlamentos brasileiros, as procuradorias das mulheres, também a questão da participação da mulher nos espaços políticos, a violência contra a mulher e a capacitação para o desenvolvimento de uma política de gênero, principalmente nos nossos Parlamentos.

            Senador Jorge, eu fico feliz de vê-lo dirigindo os trabalhos. Aliás, V. Exª tem servido de exemplo em todos os encontros a que eu vou e cujo tema para debate é a questão de gênero. Eu sempre faço questão de citar V. Exª, lembrando, como se fosse hoje, que, no entorno do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, V. Exª fez um pronunciamento e citou o dado de que o Brasil ocupa a 158ª posição em relação à participação da mulher no Parlamento. E olha que nós estamos falando do Brasil, a sétima economia do mundo, uma das maiores nações do Planeta, que tem a maior população, cuja maioria é de mulheres, e que ainda ostenta uma posição que eu considero vergonhosa, visto que representa uma sub-representação da mulher, um déficit na representação que nós precisamos combater, Senador Jorge Viana.

            No seminário que está sendo realizado, como disse, nós debatemos exatamente isso. Pela manhã, esteve presente a Ministra Eleonora Menicucci participando; esteve lá também uma representante do Estado do Acre, Senador Jorge Viana. Temos a participação de todos os Estados brasileiros nesse seminário, inclusive de vereadoras, deputadas estaduais, secretárias de Estado de políticas para as mulheres, secretárias municipais de políticas para as mulheres; enfim, é um seminário muito interessante.

            Quero destacar que esse seminário contou com a colaboração e o patrocínio do Banco Mundial, que já tem um acordo celebrado com a Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados. Em breve, devemos selar também com o Banco Mundial uma parceria entre aquele banco e o Senado Federal, de tal forma a fazer cumprir as determinações políticas do Banco Mundial no sentido de contribuir para uma maior participação feminina na política de todos os países.

            Mas, Senador Jorge Viana, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu quero, neste momento, falar a respeito de uma empresa de comunicação muito importante para a nossa região. E aqui estamos o Senador Jorge, do Acre, o Senador Acir e o Senador Raupp, do Estado de Rondônia, o Senador Mozarildo, de Roraima, e eu, do Amazonas.

            Eu vou falar sobre a Rede Amazônica de Comunicação. Vou falar sobre o Amazon Sat, que é exatamente a rede de comunicação que atua na Amazônia Ocidental, em todos os nossos Estados. Atua no Amazonas, no Acre, em Rondônia, Roraima e Amapá, não atuando somente no Estado do Pará.

            Em 1988, Sr. Presidente, ano em que foi promulgada a chamada Constituição Cidadã, que também ganhou a denominação, à época, de Constituição Ambiental, e assim foi, naturalmente, pelos avanços alcançados na área ambiental, avanços inseridos no texto da Carta Magna, nesse mesmo ano, 1988, entrava no ar o primeiro canal temático exclusivamente voltado para os assuntos da Região Amazônica, para os assuntos relativos ao povo amazônida e à cultura da Amazônia.

            Eu me refiro ao Amazon Sat, que, hoje, é conhecido como veículo, e aí tem um lema, tem um slogan: “A cara e a voz da Amazônia.” O canal, Sr. Presidente, o Amazon Sat, integra o grupo Rede Amazônica de Rádio e Televisão, e tem filiais em toda a nossa Região Amazônica. Seu sinal é transmitido em UHF para todo o Brasil e mais 80 países.

            Esse foco na região, naturalmente, despertou o justo interesse da Organização das Nações Unidas (ONU). Na semana passada - e essa é a razão maior do meu pronunciamento -, a empresa Amazônia Cabo, que integra o Amazon Sat, o Portal Amazônia e a Rádio Echos da Amazônia, assinou com a empresa Humanitare, ligada às Nações Unidas, à ONU, o Pacto das Águas.

            O acordo de cooperação tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região.

            Concedo um aparte a V. Exª, Senador Valdir Raupp.

            O Sr. Valdir Raupp (Bloco/PMDB - RO) - Nobre Senadora Vanessa, eu quero parabenizá-la pelo pronunciamento em defesa do Amazon Sat e da Rede Amazônica como um todo, pioneira na Amazônia. Quero enaltecer o trabalho gigantesco, extraordinário do Dr. Phelippe Daou, Aluísio Daou e todos aqueles que participaram desse processo, e, sobretudo, do Amazon Sat, que leva a boa imagem da nossa Amazônia e do Brasil a mais de 80 países e tem ajudado, inclusive, na área ambiental, na preservação, mostrando as riquezas naturais, a biodiversidade, a floresta, enfim, tudo aquilo de bom que tem na nossa querida Amazônia. Então, parabéns a V. Exª e parabéns aos organizadores, aos diretores do Amazon Sat por levarem essa boa imagem do nosso País a todo o mundo. Parabéns e muito obrigado.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Eu que agradeço o aparte de V. Exª, Senador Valdir Raupp, e o incorporo ao meu pronunciamento.

            Sei que, neste momento, os diretores, os servidores, colaboradores da emissora talvez estejam nos assistindo e, para eles, é importante esse nosso registro.

            Eu acho que o reconhecimento nós temos procurado fazê-lo aqui, do plenário desta Casa, reconhecimento a um trabalho que é, de fato, um serviço prestado por eles a nossa Região, porque o Amazon Sat, repito, foi o primeiro canal temático, e o objetivo deles é divulgar a nossa região. E, quando assim eles agem, eles estão nos ajudando na defesa da soberania da região.

            E esse reconhecimento chegou a tal ponto, Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, que eles assinaram esse acordo com as Nações Unidas, um acordo com a empresa Humanitare, e, através desse acordo, eles farão a divulgação de todos os programas de defesa ambiental, de desenvolvimento sustentável, programas sociais vinculados à região.

            Então acho que o reconhecimento internacional vem a partir desse convênio, desse acordo firmado entre as Nações Unidas e a Rede Amazônica de Televisão, através do Amazon Sat.

            Senador Mozarildo, com muito prazer, também concedo um aparte a V. Exª.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Senadora Vanessa, eu quero apenas me somar ao registro e ao reconhecimento que V. Exª faz da importância do Amazon Sat não só para a integração da nossa Região, mas também, como disse o Senador Valdir Raupp, para realmente mandar a imagem verdadeira da nossa Amazônia, como me parece é o slogan: “A Cara e a Voz da Amazônia”. Então quero realmente me somar a V. Exª e dizer que, não fosse isso, talvez nós, do Estado de Roraima, estivéssemos mais distantes do seu Estado, Estado vizinho ao nosso, e mais ainda de Rondônia e do Acre do nosso Presidente Jorge Viana. Muito obrigado.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada. Quero também agradecer, Senador Mozarildo, e dizer, para quem não é da nossa região e está nos assistindo pela TV Senado ou nos ouvindo pela Rádio Senado, que a Rede Amazônica de Televisão, que tem na sua direção o Dr. Phelippe Daou, é responsável pela retransmissão da Rede Globo na nossa região.

            Sem dúvida nenhuma, isso é importante, muito importante, tem um nível extremamente elevado de audiência. E poderiam fazer apenas isso, mas o amor que a família Daou tem à região e o laço que tem com os seus servidores, que eles tratam como se fosse uma grande família, fizeram com que eles inaugurassem o Amazon Sat e, por intermédio do Amazon Sat, fizessem a verdadeira divulgação da Amazônia.

            Concedo, Senador Gurgacz, aparte a V. Exª.

            O Sr. Acir Gurgacz (Bloco/PDT - RO) - Senadora Vanessa, apenas para cumprimentar V. Exª pelo pronunciamento, destacando a importância do Amazon Sat para todos nós, amazônidas. O Amazon Sat já é um patrimônio da Amazônia; não é mais da Rede Amazônica de Televisão; é um patrimônio nosso, um patrimônio da Amazônia, pois leva, realmente, a informação da nossa Amazônia ao mundo inteiro. Informação sobre a preservação e sobre a produção agrícola que nós temos em cada região da nossa Amazônia. Então, está de parabéns V. Exª, está de parabéns, sempre, o nosso querido amigo Dr. Phelippe Daou, que é um exemplo de amazônida para todos nós. Ele é um apaixonado pela Amazônia, e toda vez que tenho a oportunidade de falar com ele, com o Dr. Aluísio, saio de lá encantado com o otimismo que eles têm com relação ao crescimento da Amazônia, preservando, produzindo. É, realmente, uma equipe, junto com os seus colaboradores, muito importante para toda a nossa Amazônia. Portanto, está de parabéns V. Exª pelo seu pronunciamento e pela lembrança de citar aqui o Amazon Sat, para nós, que estamos no plenário, e para o Brasil inteiro, que está acompanhando a TV Senado. Meus cumprimentos.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador Acir. O aparte de V. Exª engrandece muito o meu pronunciamento.

            Sr. Presidente, para concluir, quero dizer que esse importante acordo que foi assinado pelo Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas (ONU), Thomas Stelzer, e o Diretor-Presidente da Amazon Sat, Dr. Phelippe Daou Júnior, é um programa desenvolvido pela Fundação Humanitare, uma instituição responsável por aproximar a sociedade civil das Nações Unidas, que tem como foco impulsionar o crescimento econômico, ambiental e social.

            Esse programa é composto por três pilares, Sr. Presidente: pacto das doces águas, da força da natureza, do minério...

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - ... à riqueza dos grãos; inclusão social dos cidadãos e cidades sustentáveis; além da geração de renda a partir da educação.

            Por esse acordo, o Amazon Sat e a Fundação Humanitare vão produzir e veicular programas que incluam os três pilares do desenvolvimento sustentável: a economia, o social e o meio ambiente. Esse pacto é importante para as novas dimensões na luta do desenvolvimento sustentável e da soberania da nossa região.

            Ao destacar o compromisso da entidade com os assuntos globais, o próprio representante da ONU disse, em Manaus, durante a assinatura do convênio, que levará os desafios daqueles que vivem na região para ver como a ONU pode ajudar. Ou seja, o Dr. Phelippe Daou, mais uma vez, por intermédio do Amazon Sat, dá uma grande contribuição, porque, não tenho dúvida alguma, as matérias veiculadas, todas elas, mostram qual a nossa realidade, Senador Jorge, a realidade daquele homem caboclo, ribeirinho, das comunidades indígenas que vivem no interior, isoladas. E, ali, eles não apenas vivem, mas guardam a riqueza da nossa querida Região Amazônica.

            Portanto, por mais essa conquista, quero parabenizar a direção do Amazon Sat, assim como todos os funcionários, e o faço, destacando, mais uma vez, quem já foi destacado por todos aqui, o Dr. Felipe Daou, que, sem dúvida nenhuma, é uma figura exemplar e, com a sua visão amazônica...

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - ... faz história na nossa região e dá exemplo, não só para os seus colaboradores, seus funcionários, mas exemplo para todos nós que somos da Região Amazônica.

            Muito obrigada, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 14/06/2013 - Página 36852