Pela Liderança durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária para se debater a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro de audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária para se debater a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.
Aparteantes
Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2013 - Página 36854
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE AGRICULTURA, REFORMA AGRARIA, OBJETIVO, DISCUSSÃO, RECONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, PORTO VELHO (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RESOLUÇÃO, ASSUNTO.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna apenas para fazer um registro sobre a audiência pública que tivemos, hoje pela manhã, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

            Ao evento, estiveram presentes, representando o Ibama, o Dr. Eugênio Pio Costa, Diretor de Licenciamento Ambiental Substituto do órgão; e o General Fraxe, Diretor-Geral do Dnit.

            O objetivo da nossa audiência pública foi debater a reconstrução da BR-319, ligando Porto Velho a Manaus. É um tema a respeito do qual já tenho usado a tribuna por várias vezes, mas, enquanto não se resolve esse problema, Sr. Presidente, faço questão de estar aqui, trazendo essa questão para que todos possamos debater e discutir a reconstrução da BR-319.

            Ela foi construída no final dos anos 60 e início da década de 70, dentro do contexto de colonização da Amazônia.

            Era a época de integrar a Amazônia para não entregá-la.

            Inaugurada em 1973, essa rodovia é, hoje, a única via de ligação de Roraima e do Amazonas com os demais Estados brasileiros. É a única via de escoamento da produção por estrada.

            A proposta de reconstrução da BR-319 se arrasta desde 2003, quando, logo no início do primeiro mandato do Presidente Lula, ele determinou que o DNIT elaborasse e licitasse um projeto de reconstrução da rodovia.

            Em 2005, o Governo anunciou a recuperação da BR-319 como um todo. As obras começaram no dia 21 de novembro de 2008 com duas frentes de trabalho: uma partindo de Manaus para o Castanho, e outra partindo de Humaitá para Porto Velho, as duas sendo feitas pelo Exército brasileiro, mas deixando o chamado meião da 319 sem a sua execução, sem trabalho nenhum. Portanto, um trecho de 405km deixou de se fazer, por uma questão do Ibama. O chamado popularmente meião da rodovia foi embargado pelo Ibama em 2009, mesmo com o projeto de restauração possuindo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), executado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

            Com prazer, concedo um aparte ao nobre Senador Valdir Raupp, do nosso Estado de Rondônia.

            O Sr. Valdir Raupp (Bloco/PMDB - RO) - Senador Acir, V. Exª tem se destacado muito aqui, no Senado Federal, nas Comissões, na Comissão de Infraestrutura, na Comissão de Agricultura, tratando não só do tema da agricultura e da pecuária de Rondônia, que é muito forte, mas também das vias de escoamento da nossa produção, das nossas BRs, da 364, da 425, da 429, da 421, da hidrovia do Madeira, das pontes de integração, e agora da BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, a Manaus, a Boa Vista, em Roraima, à Venezuela, que é grande parceira comercial do Brasil - o Brasil vende mais de US$8 bilhões para a Venezuela. Então, essa via de escoamento pela Rodovia 319 é muito importante. Parabéns a V. Exª. Eu, V. Exª e o Senador Ivo Cassol temos trabalhado, nos últimos meses, nas comissões de Infraestrutura e de Agricultura, debatendo esses temas de transporte, de integração do nosso sistema de escoamento da nossa produção até para outros países. Parabéns a V. Exª, que está fazendo justiça ao mandato que o povo de Rondônia lhe concedeu. Parabéns.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - Muito obrigado, Senador Raupp. Se eu faço um bom mandato, é porque eu estou seguindo os seus caminhos, os passos de V. Exa, que tem uma experiência longa na vida pública, em especial aqui, no Senado Federal.

            Desde 2009, quando o Ibama paralisou essa obra, muitos estudos de impacto ambiental já foram feitos e refeitos pelo DNIT. Já foram gastos mais de R$78 milhões com esses estudos, para tentar viabilizar uma autorização para a reconstrução da BR-319. Esses R$78 milhões já foram gastos e pagos. Agora, foram contratados mais R$8 milhões para um novo estudo, na intenção de buscar, Senador Mozarildo, essa tão sonhada licença ambiental. Já vão para R$84 milhões os gastos do Governo, através do DNIT, para se tentar buscar autorização do Ibama para a reconstrução da BR-319.

            Durante a nossa audiência, hoje, pela manhã ... 

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - ... foi firmado um acordo para que o DNIT e o Ibama se integrem para garantir um desfecho acelerado e positivo ao processo de licenciamento ambiental.

            Diante de todo esse cenário, eu faço aqui um apelo à nossa Presidenta Dilma, ela, que sempre está muito preocupada com o crescimento e o desenvolvimento de todo o nosso País. Faço um apelo especial com relação à BR-319, para que interceda junto ao DNIT, ao Ministério dos Transportes, ao Ibama, ao Ministério do Meio Ambiente, para que nós consigamos achar uma solução positiva e rápida para a restauração ou a reconstrução da BR-319.

            Quando Sua Excelência esteve em Humaitá inaugurando o porto, ainda quando Ministra-Chefe da Casa Civil, colocou que seria possível nós assistirmos aos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, saindo de Porto Velho através da nossa BR-319.

            Faço um apelo a Sua Excelência para que nos ajude a resolver esta questão, que é da maior importância para nós de Rondônia. Queremos levar o nosso produto agrícola, que produzimos em Rondônia através da agricultura familiar, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio do Ministério da Agricultura, para os mercados de Manaus com um preço mais baixo, diminuindo o custo de vida de quem mora no Amazonas, em Roraima e aumentando a renda, a receita dos nossos agricultores de Rondônia, que estão produzindo, Senador Mozarildo.

            Nós levamos, hoje, sete dias de balsa para chegar a Manaus, pegar um carro, um caminhão, e mais 24 horas até Roraima. Se nós tivéssemos a estrada, seriam 48 horas de viagem de Porto Velho até Boa Vista, a capital de V. Exª.

            Portanto, fica aqui o nosso apelo para que a nossa Presidenta Dilma - porque eu não vejo mais outra a quem recorrer, Senador Raupp, a não ser a nossa Presidenta -, para que ela nos ajude, Presidente Jorge Viana, que preside hoje, novamente, a nossa sessão, para que realmente nós tenhamos um desfecho positivo com relação à construção dessa BR, que é importante para o nosso Estado, para o Estado de V. Exª, o Acre, para o Estado do Amazonas, o Estado de Roraima.

            A Amazônia precisa dessa ligação. Além de ser um elo de transporte de carga, no meu entendimento, é uma estrada que vai atrair muitos turistas, não só brasileiros, mas estrangeiros, que querem conhecer a Amazônia. E não tem como conhecer a Amazônia por estrada. A única ligação por estrada que nós teremos, uma estrada parque, com a selva, com a reserva preservada...

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco/PDT - RO) - ...é exatamente a BR-319. Portanto, só teremos coisas positivas.

            Se fosse uma ameaça para a nossa reserva, para as nossas florestas, Senador Jorge Viana, eu diria que é muito mais fácil transportar ilegalmente as madeiras pelos rios da Amazônia, como são feitos, do que pela BR-319, pois há uma ponte em cada ponta. É muito fácil fiscalizar. E é dessa forma que nós queremos.

            Fazemos aqui, em nome da Comissão de Agricultura, um apelo a nossa Presidenta Dilma, que nos ajude e interfira diretamente nos dois ministérios, para que eles, juntos, possam achar uma solução para esse problema.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2013 - Página 36854