Pronunciamento de Eduardo Braga em 16/05/2013
Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Cumprimentos ao Senador Renan Calheiros pela forma como conduziu a sessão; e outro assunto.
- Autor
- Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Cumprimentos ao Senador Renan Calheiros pela forma como conduziu a sessão; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/05/2013 - Página 26905
- Assunto
- Outros
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, DIREÇÃO, SESSÃO EXTRAORDINARIA, REFERENCIA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), MEDIDA PROVISORIA (MPV), RELAÇÃO, ALTERAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, ATIVIDADE PORTUARIA.
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco/PMDB - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiramente quero agradecer a V. Exª e parabenizá-lo.
V. Exª mostrou ao Brasil, no dia de hoje, como podemos conduzir uma sessão polêmica, uma sessão complexa, porque tínhamos diante de nós o desafio de dar uma resposta à nação brasileira, e o fizemos com absoluta tranquilidade, sem negar, em momento algum, o contraditório, sem negar, em momento algum, o direito de expressão das minorias. E o fizemos do modo mais transparente e mais sereno de todos os nossos momentos aqui no Senado.
Quero, portanto, cumprimentar V. Exª pela condução brilhante dos trabalhos do dia hoje e o faço em meu nome, em nome da Liderança do Governo e - tenho certeza - em nome da grande maioria dos Senadores e das Senadoras desta Casa.
Em segundo lugar, Sr. Presidente, quero agradecer a todos os Senadores, a todas as Senadoras as palavras dirigidas pelo nosso trabalho, um trabalho que não foi feito apenas por mim, mas por um conjunto de homens e mulheres que acreditam no Brasil, que acreditam no Governo da Presidenta Dilma e que acreditam que é possível construir um Brasil melhor para todos, um Brasil melhor para os trabalhadores, um Brasil melhor para a segurança do investimento privado, um Brasil melhor na gestão pública e um Brasil melhor para as futuras gerações.
Creio que essa unidade e esse esforço conjunto foram o que possibilitou a construção deste nosso parecer hoje.
Quero também, Sr. Presidente, fazer justiça não apenas aos Senadores e às Senadoras, ao meu partido, ao nosso Líder Eunício - já o fiz quando da apresentação do nosso relatório. Quero também, publicamente, agradecer os momentos em que estivemos com o Governo, com a própria Presidente Dilma, com a qual, em várias ocasiões, debatemos esta matéria, uma matéria relevante, uma matéria - repito - polêmica, complexa, com a Ministra Gleisi, com quem estive inúmeras vezes debatendo, muitas vezes enfrentando aquilo cuja solução parecia ser impossível. E a encontramos.
Quero agradecer à Ministra Ideli. Quero agradecer ao Ministro Leônidas, que aqui esteve, e ao Ministro Adams. Quero agradecer a todo o corpo técnico do Governo, que também participou diretamente deste embate.
Sr. Presidente, não seria justo não agradecer aos funcionários desta Casa.
Quero agradecer à equipe do Presidente Collor, que nos acompanhou desde o início na formação deste relatório. Quero agradecer à Valéria, da Liderança, que coordenou este trabalho. Muito obrigado. Quero agradecer aos consultores, aos jovens consultores do Senado, uma equipe de jovens que mostrou que a nossa Consultoria não é formada apenas de homens e mulheres experientes, mas também de jovens talentosos, o que aponta um futuro brilhante para o Senado da República,
que nós devemos cada vez mais resgatar o respeito e o orgulho do povo brasileiro em torno da instituição do Sendo da República.
Quero, Sr. Presidente, nominar a Roberta, o Cassiano, o Rodrigo e o João Trindade, que nos ajudaram na Consultoria do Senado.
Por fim, quero agradecer a Deus por ter nos trazido até aqui, pela compreensão dos companheiros e das companheiras que, ao longo desse caminho, nos ajudaram a chegar até aqui, agradecer aos Deputados e Deputadas, agradecer ao Presidente da Comissão Mista, o Deputado José Guimarães, que, ontem, em um verdadeiro esforço físico, Sr. Presidente, chegou a ser atendido pela área médica da Câmara dos Deputados, demonstrando que o esforço e a dedicação de todos foi para o bem do Brasil, para o bem da nossa economia, para a redução do custo Brasil, o aumento da eficiência, para que o Brasil possa ser competitivo e oferecer para as futuras gerações emprego de qualidade.
Estarmos hoje encerrando esta sessão com o reconhecimento do Brasil, mas, acima de tudo, com a participação dos trabalhadores é a verdadeira resposta de que estávamos e estamos no caminho certo.
Parabéns a V. Exª, Sr. Presidente, parabéns à Presidenta Dilma.
Graças a Deus, chegamos a bom termo. Mostramos ao Brasil que o País pode ter fé no futuro e pode ter esperança de dias melhores.
Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)