Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2013 - Página 38746

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco/PMDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de comentar sobre este tema porque participei da Comissão de Assuntos Sociais no dia de ontem, quando da votação desta matéria. Gostaria de ressaltar que a proposta é de origem de V. Exª, nesta Casa,...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Obrigado.

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco/PMDB - SC) - ...e com a participação do Senador Romero Jucá. E foi muito elogiada. O Senador Paulo Paim lá esteve lá, vários colegas estiveram, e foi muito elogiada essa ideia.

            Eu já vinha pregando há muito tempo, no meu Estado, Santa Catarina, que tínhamos que ter um documento que fosse factível imprimir o RH das pessoas, se é alérgico a isso ou àquilo. Na verdade, essa proposta vem contemplar isso. Vem contemplar esse vazio. Porque, muitas vezes, pode ocorrer um acidente e a pessoa não ter alguém da família ou quem a conheça no atendimento; se trouxer o RH da pessoa será fundamental.

            Eu diria, Presidente Renan, que poderíamos ir além. Pedi à assessoria do gabinete para fazer um estudo, e também à consultoria da Casa, se seria possível fazer com que os programas fossem em nível nacional e, através dos postos de saúde do Brasil inteiro, os hospitais tivessem o cadastro de cada pessoa.

Se ocorrer um acidente, acessaria o software, no cadastro on line, de modo a conhecer, de cada um dos brasileiros, qual é o tipo sanguíneo, o fato Rh, quais as peculiaridades que, para o caso de ocorrer necessidades e não se ter a quem informar.

            Mas eu quero, neste momento, louvar esse grande passo, sem dúvida alguma, essa tese que nós aprovamos, ontem, na Comissão de Assuntos Sociais. Inclusive, o Senador Jayme Campos também lá esteve e manifestou-se em relação a essa matéria.

            Meus cumprimentos sobre isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2013 - Página 38746