Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2013 - Página 38775

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Presidente, acabei de vir de lá, do outro lado. Fui acompanhar a manifestação. O que eu vi foi essa geração dos últimos 20 anos, uma meninada - a média de idade é abaixo de 20 anos -, todos empunhando bandeiras. Enganam-se aqueles que pensam não há manifestação politizada ali do lado de fora. Há bandeiras, inclusive que nós não temos escutado aqui dentro. Eu vi vários cartazes da juventude, faixas contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 37.

            Eu vi uma identidade com as causas que anunciaram publicamente hoje, as chamadas cinco causas. Uma manifestação pacífica, uma manifestação linda que foi brindada com esse belíssimo fim de tarde de Brasília, de céu limpíssimo e de encontro do Sol e da Lua com a expressão popular.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Então estávamos certos quando nós dissemos que confiamos no povo brasileiro e que a manifestação continuará pacífica.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/PSOL - AP) - Sr. Presidente, o momento mais importante, neste momento, as informações que nos chegam são de que, na Porto Alegre sua, e na Porto Alegre da Senadora Ana Amélia...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Porto Alegre, o termo que eu usei: é um mar de gente.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/PSOL - AP) - Mais de 400 mil pessoas. Rio de Janeiro...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - São Paulo, Bahia, Espírito Santo.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/PSOL - AP) - ... mais de 800 mil pessoas. Então, é o povo nas ruas.

            Sr. Presidente, com esses notórios acontecimentos em todo o País neste momento, o evento mais importante não é o Plenário do Senado; este Plenário deixou de ser o evento mais importante para a TV Senado transmitir. A TV Senado, que é uma TV vinculada a uma Casa da representação do povo brasileiro, em nome desta representação, deve transmitir o que está acontecendo lá fora...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Muito bem.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco/PSOL - AP) - ... as manifestações lá de fora.

            Então, eu queria apoiar a manifestação do Líder do Partido Socialista Brasileiro e dizer a V. Exª: o mais importante não é o que está sendo dito por nós e está acontecendo agora aqui dentro; o mais importante está ocorrendo lá fora. Os meios de comunicação: a TV Senado, a Rádio Senado, a Agência Senado devem, neste momento, se voltarem ao que está acontecendo lá fora; ao que está acontecendo no Brasil real. O Brasil real não é o que está acontecendo aqui dentro; o Brasil real são as ruas das capitais brasileiras, é o que ocorre nas ruas de Brasília.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2013 - Página 38775