Pela Liderança durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de debate sobre os temas levantados pelos manifestantes no Brasil.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Defesa de debate sobre os temas levantados pelos manifestantes no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2013 - Página 39754
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • DEFESA, DEBATE, PAUTA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, POPULAÇÃO, MOTIVO, AUSENCIA, QUALIDADE, SERVIÇOS PUBLICOS, DEMOCRACIA.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Primeiro, quero aqui louvar o espírito democrático de V. Exª e da Casa, concedendo a um Líder da oposição 1h26 para um pronunciamento. Até para mantermos esse espírito democrático, eu gostaria que pudesse - não hoje, porque compreendo a situação em que estamos para votação da Ordem do Dia, entendo a importância de aprovarmos projetos importantes como os contratos de empréstimos de interesse do Estado do Ceará, do Acre, além de outras proposições -, mas eu gostaria, Sr. Presidente, que ficasse também acertado aqui o direito, como Líder, como membro da oposição, como quem se inscreveu na forma do Regimento, para poder também ter a mesma oportunidade de colocar a nossa posição.

            Acabamos de ouvir aqui - e quero tratar sobre isso - um discurso velho para um momento novo. Acho que muita gente não está tirando e, se não tirar a cera do ouvido para entender o que está vindo das ruas, nós vamos ter muito problema, Sr. Presidente, muito problema. O povo quer coerência. É o que o povo quer. Não pode alguém que, inclusive, assinou contratos para viabilizar o Mineirão, que é um belo estádio, uma bela obra em Minas Gerais, vir aqui criticar os investimentos para a Copa. O povo quer coerência. É isso que causa problemas graves aqui.

            Quem no passado implantou planos com juros elevados, que colocam em dificuldades os Estados e muitos Municípios, vir aqui ser o salvador da Pátria em relação à dívida dos Estados e dos Municípios.

            Então, são temas como este dos quais eu quero tratar. Eu quero tratar do que a Presidenta da República coloca de coisa real. Por que a gente teve a redução das taxas não só em São Paulo e em outros lugares? Porque este Congresso fez sua parte também, mas houve uma iniciativa da Presidenta tratando de desoneração. Está desonerado. É medida provisória.

            Então, o que eu quero aqui chamar a atenção é para um debate real. Eu penso que ou a gente tem a capacidade de entender o que vem lá de fora, ou a situação ficará cada vez pior para nós. E é sobre isso que eu quero debater e é para isso que eu estou aqui fazendo este apelo, para que - quem sabe -, já no dia de amanhã, possa fazer uma fala aqui com uma versão do pensamento de quem é membro da Base do Governo.

            O SR. PRESIDENTE (Romero Jucá. Bloco/PMDB - RR) - Senador Wellington, a palavra de V. Exª ou de qualquer Senador ou Senadora que queira debater neste Senado estará garantida. Assim como foi pactuado que o Senador Aécio Neves Faria o uso da palavra numa reunião de Líderes, foi acordado esse entendimento, nós abrimos espaço aqui para que todos os Senadores e Senadoras, democraticamente, pudessem usar da palavra num momento grave, num momento importante para o País. Portanto, isso foi garantido e nós vamos garantir sempre que este espaço esteja aberto para todos. V. Exª é o próximo inscrito. Poderá usar hoje da palavra ou quando julgar necessário. Não há nenhum tipo de...

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Presidente, permita-me, é porque, na mesma reunião do mesmo colégio de Líderes, eu também pedi ao Presidente Renan Calheiros e os Líderes fizeram a concordância.

            O SR. PRESIDENTE (Romero Jucá. Bloco/PMDB - RR) - V. Exª já fica inscrito para amanhã usar da palavra.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI) - Mesmo peso, mesma medida.

            O SR. PRESIDENTE (Romero Jucá. Bloco/PMDB - RR) - V. Exª ou o Senador Walter Pinheiro estão inscritos hoje como os próximos oradores. Amanhã, V. Exª usará da palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2013 - Página 39754