Pronunciamento de Eunício Oliveira em 25/06/2013
Pela Liderança durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios e manifestação de apoio do PMDB ao Presidente da Casa, Senador Renan Calheiros, pela sua postura perante as manifestações populares.
- Autor
- Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
- Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
- Elogios e manifestação de apoio do PMDB ao Presidente da Casa, Senador Renan Calheiros, pela sua postura perante as manifestações populares.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/06/2013 - Página 39771
- Assunto
- Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
- Indexação
-
- QUALIDADE, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ELOGIO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, MOTIVO, INCENTIVO, DIALOGO, LIDERANÇA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, POPULAÇÃO.
O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco/PMDB - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na condição de Líder do PMDB, quero aqui desta tribuna expressar meus elogios à forma com que o Presidente desta Casa se posicionou diante das manifestações populares que, saudavelmente, ocorrem País afora, desde as grandes metrópoles até as pequenas cidades do Brasil.
Age corretamente ao atender a mensagem das ruas e estimular o diálogo e o equilíbrio entre as posições representadas pelos movimentos sociais, pela sociedade como um todo. Age acertadamente ao propor a busca de soluções para as reivindicações da população. Isso fortalece a nossa democracia e a participação popular. A cidadania precisa e deve se expressar. E é dever de quem ocupa cargo publico ouvir o cidadão e, mais do que isso, atender aos seus anseios.
As recentes manifestações de rua apontam para o caminho do aprofundamento da democracia participativa. Os jovens, os trabalhadores, os empresários, os profissionais liberais, os servidores públicos, os agricultores, os pais e mães de família, ou seja, a sociedade está se expressando e mostrando as suas insatisfações e os seus novos anseios.
Não importa que a pauta de reivindicações seja difusa e ampla. O que importa é que saibamos compreender o momento que estamos vivendo e que busquemos as soluções desejadas por aqueles que usam o direito constitucional e a liberdade de expressão para protestar e para reivindicar.
O fundamental é que estejamos - Executivo, Legislativo e Judiciário - abertos e prontos para atender aos clamores populares e apresentar soluções, sempre de acordo com o que estabelece a Constituição Cidadã de 1988.
Somente com a disposição ao diálogo e em busca de alternativas para atender às reivindicações populares chegaremos ao consenso democrático.
Assim como as vozes das ruas, o PMDB também quer um País com escolas com instalações adequadas, com professores bem preparados e bem remunerados, com hospitais e postos de saúde bem equipados e com profissionais à disposição para atender a população, com uma polícia que cumpra a lei e respeite também o cidadão.
O PMDB luta igualmente por um Estado que invista em melhores serviços essenciais, não desperdice dinheiro público e puna os malfeitos deste País.
O PMDB busca também um País sem humilhações - humilhações cotidianas no transporte público -, com um sistema de mobilidade urbana que acompanhe o crescimento das cidades e satisfaça à população.
Srªs e Srs. Senadores, nos últimos dez anos o Brasil avançou social e economicamente, como tem destacado a própria Presidente da República. O PMDB teve e tem participação ativa nesse processo, contribuiu e contribuirá para a estabilidade política e econômica a fim de continuarmos avançando na construção de um País melhor, de um País para todos.
Neste momento em que a sociedade cobra mudanças, o PMDB reafirma a sua vocação histórica ao diálogo, ao fortalecimento da democracia, como propõe a própria sociedade brasileira. Democracia na qual os partidos políticos têm papel fundamental por receber nas urnas a atribuição de representar a população em defesa dos interesses da coletividade.
Nunca tivemos dúvida sobre a disposição ao diálogo da nossa Presidente Dilma nem dos Srs. Parlamentares que compõem o Congresso Nacional. Por isso, o PMDB entende que, neste momento, é sua obrigação continuar contribuindo com o País, ouvindo a sociedade e o Governo e apresentando propostas para que possamos fazer com que as vozes das ruas se materializem em políticas públicas que melhorem o País, buscando a eficácia e a eficiência do setor público e a boa aplicação dos seus recursos.
Reitero: as ruas nos apontam o caminho para o aprofundamento da democracia participativa. Portanto, o diálogo, Sr. Presidente, precisa ser pautado pela observância aos dispositivos constitucionais. Tenho plena convicção de que o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, que tem uma democracia madura e consistente, capaz de chegar ao entendimento para atender aos anseios populares que estão vindo das ruas.
O PMDB compartilha desse sentimento e está, como sempre esteve, pronto para dialogar com a sociedade e com o Governo, para continuar dando oportunidades a todos os brasileiros. Nós, do PMDB, sabemos que um Governo não precisa apenas ter marcas, mas é necessário que tenha alma para ouvir as vozes das ruas e dialogar com a cidadania.
Muito obrigado, Sr. Presidente.