Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações a respeito dos protestos ocorridos em cidades brasileiras.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Considerações a respeito dos protestos ocorridos em cidades brasileiras.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2013 - Página 37994
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • ANALISE, OCORRENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PAIS, REIVINDICAÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, PASSAGEIRO, ONIBUS, MELHORIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srªs e Srs. Senadores, caros visitantes que nos alegram com sua presença nas galerias do nosso Senado, acompanhando justas reivindicações da sociedade brasileira, no caso, dos médicos brasileiros. Aqui também quero saudar os dois baianos representando o Conselho Regional de Medicina da Bahia e todos os representantes dos outros conselhos regionais. (Palmas.)

            Quero dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o Brasil inteiro registrou, os políticos brasileiros não são exceção em aqui registrar, as vigorosas manifestações que ocorreram no País, no dia de ontem, e buscamos entender o significado das ruas, Senador Antônio Carlos Valadares. Não tenho dúvida de que essas manifestações começaram com a discussão do aumento da tarifa do transporte de ônibus em São Paulo. Aliás, tema recorrente no movimento estudantil. Eu mesma, quando Presidente do DCE da Ufba, em 1981, participei intensamente de uma manifestação com o mesmo conteúdo. À época, era um movimento contra a carestia, e os estudantes foram à rua protestar contra o aumento do transporte coletivo.

            O fato terminou inclusive com a demissão do prefeito de Salvador, porque naquela época não havia eleições direta para prefeito de capital, num famoso episódio que se caracterizou pelo chamado de quebra-quebra dos ônibus de Salvador. Em 2005, também em Salvador, durante 10 dias, a cidade foi parada pelo chamado movimento Revolta do Busu, que tinha a mesma motivação de contestar o aumento no transporte coletivo da nossa cidade.

            Esse é um tema que faz parte da vida e da história política do movimento estudantil brasileiro e também das camadas populares da nossa população.

            No entanto, esse movimento hoje surge de maneira inovadora, não foi articulado pelas tradicionais lideranças das organizações estudantis, como a UNE, a Ubes, a Abes, os diretórios centrais de estudantes, os centros acadêmicos ou as centrais sindicais. Não. Foi criado por um movimento que se articula nas redes sociais e que se expressa, no momento devido, naquela manifestação vigorosa, sem lideranças tradicionais, com pauta um tanto quanto confusa, mas que, na sua essência, expressa insatisfação com a qualidade de vida, com a situação pela qual a juventude e o povo brasileiro passam.

            Esta mobilização, na minha opinião, não nega as conquistas realizadas pelo Brasil, nos últimos 10 anos; ela não nega, em nenhum momento, o fato de termos feito uma transformação social em nosso País capaz de incluir mais de 30 milhões de pessoas que saíram da pobreza absoluta; ela não nega a existência de políticas públicas de inclusão social, de políticas públicas de igualdade, que buscam a igualdade social. Ela apenas afirma que quer muito mais, que quer mais e de uma outra forma, que a política precisa se expressar e se efetivar de outra maneira. E nós, que somos políticos, precisamos compreender isso para compreender o limite da nossa ação, o limite da democracia representativa, os instrumentos de participação popular novos que estão sendo criados.

            Em 1988, quando da Constituição Cidadã, o Congresso Nacional se abriu para uma mobilização, dantes nunca vista também, de todos os segmentos da sociedade brasileira, que apresentaram aqui a sua pauta política, durante um ano e meio debateram sobre ela, logo depois uma votação e uma modificação da estrutura da lei maior deste País, consolidando direitos, muitos deles ainda não regulamentados, ainda não efetivados.

            Estamos, a todo momento, ainda passando por um processo de debate daqueles que perderam naquela Constituição e pretendem retomar teses derrotadas; como outros, que, numa situação nova, apresentam nova pauta de reivindicações e direitos a que precisamos estar atentos.

            A não presença de partidos políticos claramente identificados como líderes dessa manifestação também torna necessário compreendermos a crise de representação política por que passam os partidos existentes hoje no Brasil.

            É também necessário, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, entender os movimentos. Num primeiro momento, uma manifestação pequena, que recebeu da mídia, assim como daqueles que assistiam àquele movimento agressivo, inicialmente, uma condenação; logo depois, com a percepção da capacidade de agregação que essa manifestação veio a ter, foram cerca de 300 mil brasileiros que se manifestaram ontem.

            Recebi, há pouco, depoimento de uma jornalista baiana, dizendo da sua emoção ao ver de novo nas ruas mais de 10 mil pessoas reunidas, jovens, pessoas de idade, da nossa idade, que participaram de uma geração de movimentos de luta pela democracia, ao ver ressurgir a força desse movimento de rua.

            Lembro-me do velho Ulysses Guimarães, do MDB histórico, que nos dizia: “Não nos afastemos das ruas!”.

E é buscando juntar essa lição antiga com a lição do presente que acho que nós temos que raciocinar.

            As manifestações, em geral, não apontam que tenham acabado ou que vão acabar. Eu creio que durante a Copa das Confederações elas vão se repetir. Por quê? Porque a Copa das Confederações, de um lado, demonstra um esforço de investimento e de gasto governamental sem haver, do outro lado, o chamado legado, a chamada contrapartida para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nas grandes cidades brasileiras, com as obras de mobilidade e de infraestrutura urbana.

            Essas obras indispensáveis à conquista de uma vida melhor nas grandes cidades do nosso País não se realizaram por uma razão ou por outra. Elas atrasaram e não conseguiram, pelo menos neste momento, estar presentes, dando à população e à juventude dessas cidades a ideia de que a sua vida melhorou porque os serviços de transporte coletivos melhoraram, porque a mobilidade, a concentração da população naquela grande cidade terminou levando a que conquistasse melhores serviços de saúde e melhores serviços de educação, melhores serviços de segurança pública, numa sociedade em que ligamos a televisão ou abrimos os jornais, diariamente, e assistimos, todos os dias, a um crescente show de violência nas grandes cidades brasileiras.

            A juventude brasileira é a principal vítima da violência a que estamos assistindo, dia a dia, nos grandes e nos pequenos centros urbanos, que também já começam a ser contaminados pela violência, também são protagonistas da violência, numa relação direta daquilo que deixamos de dar, como Estado, de oportunidades para esse adolescente, hoje jovem, em nosso País.

            Portanto, Sr. Presidente, Srs. Senadores, eu creio que, para alguns, sem dúvida alguma, para todos aqueles que têm mandato, fica sempre uma interrogação: se há alguém articulando isso contra determinado governo ou outro. Eu não creio. Eu creio que há muito mais um não aos governos e à política, na forma como ela se realiza e se estrutura, hoje, no Brasil, dado pela juventude brasileira nesses dias, do que uma contestação a um governo especificamente.

            Temos que antenar os nossos ouvidos para ouvir aquilo que as ruas estão nos indicando, para fazer uma política de outro tipo, uma política que leve em conta os compromissos, a coerência com aquilo que defendemos na hora em que nos apresentamos para a população, a coerência com aqueles interesses que representamos, aqui no Senado, aqui no Parlamento, na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nos governos, a coerência daqueles que prometem alguma coisa. Todo e qualquer governo que promete alguma coisa e que, depois que assume o governo, diz: “Essa não era a pauta que eu posso efetivar, porque isso eu falei quando era de oposição e, hoje, sou governo, não falo mais sobre isso.”, tudo isso fica na memória dessa juventude, que é filha de uma geração que foi às ruas e lutou - e alguns segmentos até pegando em arma - para conquistar a liberdade política em nosso País.

            Nós não podemos deixar de levar em conta que esses jovens que estão nas ruas são os nossos herdeiros, os herdeiros de uma história política construída por todos nós para conquistarmos a democracia, a quem devemos a satisfação daquilo que fazemos e a coerência daquilo que pregamos. E é isso que eles querem que nós atendamos neste momento.

            Eu penso que, se não estivermos atentos a esse movimento, essas manifestações podem tomar novos rumos, podem tomar, sim, o rumo de contestar os Governos estaduais, o Governo Federal e os Governos municipais. Podem, sim. Embora essa não seja a sua motivação imediata, as motivações vão se somando, quando vão se somando as insatisfações, e ninguém sabe onde vai parar. Mas é preciso, acima de tudo, que, para que ela possa significar um movimento de transformações positivas, de agregação de valor humanitário e libertário do nosso País, este Senado se abra para ouvir a voz das ruas e da juventude brasileira, para, assim, poder ter e ser o interlocutor daquilo que o nosso jovem espera que sejamos.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2013 - Página 37994