Pronunciamento de Renan Calheiros em 08/07/2013
Fala da Presidência durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/07/2013 - Página 44549
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Antes de conceder a palavra ao Senador Valdir Raupp, eu queria fazer um apelo aos Senadores que estão em outras dependências da Casa. Nós já temos quórum para deliberar. Nós vamos votar mais duas matérias importantíssimas, inclusive uma que diz respeito ao suplente de Senador, que é a PEC nº 37.
Eu queria comunicar à Casa que a Presidência do Senado fez questão de emitir uma nota hoje sobre o assunto que o Senador Ricardo Ferraço acaba de tratar. Na verdade, trata-se de uma intromissão inaceitável, indevida. Informações sobre espionagem, inclusive espionagem comercial, são recorrentes, mas essas são sobre comunicações de cidadãos brasileiros, e é obrigação do Congresso Nacional averiguar a veracidade de tudo isso. Cabe ao Governo brasileiro exigir todas as explicações.
O Congresso vai ajudar na elucidação desses fatos. Para tanto, conta com a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência, que foi criada, aqui no Congresso Nacional, em 1999. Hoje, essa Comissão é presidida pelo Deputado Nelson Pelegrino e tem como Vice-Presidente o Senador Ricardo Ferraço. Paralelamente, a Comissão de Relações Exteriores deve já começar a agir, e o que o Senador Ricardo Ferraço acabou de dizer aqui vai exatamente nessa direção; começar a agir e convocar as autoridades para esclarecer ao Brasil a magnitude exata dessa intromissão. O Brasil precisa saber o que aconteceu exatamente, sem distorções e sem truques.
Eu vou ter que me ausentar por vinte minutinhos apenas, em função de um outro compromisso.