Pronunciamento de Aloysio Nunes Ferreira em 08/07/2013
Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
- Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/07/2013 - Página 44556
O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero dizer que participei da Comissão de Reforma Política, tão bem presidida pelo Senador Dornelles, e depois, da Comissão de Justiça, no debate sobre esta matéria, e eu me alinho com a proposta elaborada, coletivamente, por nós e muito bem relatada pelo Senador Luiz Henrique.
Mas eu queria apenas observar o seguinte: veja, nós estamos discutindo aqui se votamos hoje ou amanhã ou depois o tema do suplente de Senador. V. Exª se dá conta de que a Presidente da República -- a Presidente da República --, a título de atender aos clamores das ruas, elencou esse ponto, que é absolutamente lateral, absolutamente despiciendo na agenda brasileira, como um dos temas a serem submetidos ao povo brasileiro mediante um plebiscito! É uma demonstração cabal de que a Presidente, ou pelo menos o seu Governo, está vivendo no mundo da lua. É um tema que nós podemos discutir aqui, votar aqui; há várias propostas em que trabalhamos, e a Presidente coloca, sugere ao Congresso que coloque isso como um dos temas da consulta popular, ao lado de outros que são efetivamente importantes -- e que nós também podemos resolver ou não, dependendo de termos maioria --, sobre financiamento de campanha e o modo de eleição dos representantes.
Colocar um tema dessa natureza, absolutamente lateral -- repito --, que nada tem a ver com coisa alguma, no que diz respeito às manifestações ou problemas que vivemos, ora, sinceramente… Não vi nenhum cartaz, nenhuma cartolinazinha, por minúscula que seja, nessas manifestações, dizendo: “Abaixo o suplente de Senador”. Não vi, não sei se V. Exª viu ou se algum Senador viu algo que pudesse motivar a Senhora Presidente da República, a não ser o completo alheamento da realidade brasileira, a propor esse tema à consulta popular.
Muito obrigado.