Pela ordem durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2013 - Página 45225

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco/DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

            Eu queria fazer um registro. Muitas vezes as matérias são lidas e não há uma palavra especial de explicação sobre o alcance daquilo que se está propondo.

            Na verdade, esse empréstimo que está em via de ser concedido ao Rio Grande do Norte pelo BIRD é um empréstimo sui generis e que, no entender do próprio BIRD, Banco Mundial, deve servir de modelo para o próprio País, para o Brasil. Não é o meu entendimento pelo fato de eu ser potiguar. É o entendimento do Banco Mundial. Por quê? Porque é um projeto voltado para financiamento de cadeias produtivas.

            Você tem, no Estado do Rio Grande do Norte, oportunidades econômicas carentes de provisão de infraestrutura no campo da educação, da saúde, da logística, do apoio ao cidadão para que ele se habilite e se capacite para gerar o emprego a partir daquela vocação econômica, na medida em que ela seja subsidiada por ações que transformem a área em uma área competitiva.

            É por isso que este programa, aprovado pelo Banco Mundial, mereceu por parte daquela entidade de crédito internacional uma menção especial e um registro de que aquilo deveria servir de modelo para que outros Estados do Brasil se habilitassem a linhas de financiamento semelhantes com os mesmos objetivos.

            Essa matéria está lida e deverá tramitar na Comissão de Assuntos Econômicos.

            Eu quero fazer um registro da presença entre nós da Governadora Rosalba Ciarlini, ex-Senadora, atual governadora, que, durante dois anos, trabalhou com a equipe de governo em torno dos fundamentos deste projeto, que, aprovado pelo Banco Mundial, está em vias de ser aprovado pelo Senado, depois de uma longa tramitação. E, com a vinda dos recursos, se abriu uma nova fronteira, uma nova perspectiva em matéria de modelo de desenvolvimento econômico, onde muitas obras, pequenas grandes obras vão ser realizadas tendo como objetivo a sustentação de uma região como área de geração de emprego para as pessoas.

            De modo que eu quero fazer o registro com muita alegria, em nome do meu Estado, da presença da governadora e do meu desejo de que essa matéria tenha rápida tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos e, antes do recesso, volte a este Plenário para apreciação e aprovação.

            Com os agradecimentos a V. Exª e pela comunicação que faz à Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2013 - Página 45225