Pela ordem durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2013 - Página 45316

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aproveitar e agradecer ao Senador Cássio e ao Senador Cícero Lucena pela lembrança que nos faz do projeto dos Correios. Hoje, creio que outros Senadores aqui receberam também, como eu recebi, do Vice-Presidente dos Correios informações sobre aquele projeto na forma como estava. O impacto seria de 1,062 bilhão a serem pagos, se tivéssemos aprovado da forma como veio. Um bilhão e sessenta e dois milhões se tivéssemos aprovado o projeto dos Correios da forma como veio. Isso para pagar imediatamente uma empresa que normalmente tem um lucro entre 300 e 400 milhões. Não precisa ser matemático para saber que seria quebrar uma empresa como os Correios. É disso que se trata. E mais um impacto de 322,182 milhões por ano de acréscimo na folha de pagamento. É disso que se trata.

            Tenho que aqui responder, em nome do povo do meu Estado e em nome do povo brasileiro. Acho que não interessa a ninguém nesta Casa quebrar os Correios do Brasil, da mesma forma como nos interessa melhorar as condições, ter um plano de carreira, quem sabe ter melhores remunerações para os médicos

            Mas temos que fazer isso de acordo com as condições do País. Eu também preciso, da mesma forma. Cito o exemplo dos Correios, de como foi bom termos adiado.

            Hoje, já nos sentamos aqui com o Presidente, com o Relator. Houve entendimento com os funcionários. Enfim, estamos buscando as condições de um entendimento para que amanhã tenhamos as condições de votar. É possível votar um projeto, jogar para a plateia, fazer fotografia? A Presidenta depois vai dizer: “Estou votando por isso”. Penso que nós temos que estudar isso.

            Então, quero repetir, pelo Partido dos Trabalhadores, eu posso responder: mantemos o projeto na pauta. E aqui eu me somo à proposta do Líder do Governo, que tem até mais informações do que eu nessa relação com o Governo. Assumo a responsabilidade de tratarmos como prioridade, como deseja V. Exª, nesse compromisso, com as pautas importantes do País. O apelo que faço apenas é este: que o projeto possa voltar à Comissão de Constituição e Justiça, que possa nos dar um tempo para termos as informações sobre os impactos, etc., e votar, como estamos fazendo em outras matérias.

            É esse o apelo. Quero agradecer a V. Exª pela paciência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2013 - Página 45316