Encaminhamento durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 37/2011.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 37/2011.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2013 - Página 45291

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu fiz aqui uma consulta à Bancada do Partido dos Trabalhadores e o que vou expressar aqui é a posição da bancada.

            A exemplo do Senador Walter Pinheiro, a nossa posição tem diferença em relação ao que estamos votando aqui, mas reconhecemos que ela é um avanço em relação à situação que tínhamos. Por essa razão e por não haver uma alternativa de emenda nessa direção... E quero reconhecer: se há culpa aqui é nossa também. Não podemos nem culpar. E quero até ressaltar todo o empenho do Senador Sarney, do Senador Dornelles - fui membro dessa comissão e quero dizer do orgulho com que participamos lá -, assim como do Senador Luiz Henrique.

            Então nossa orientação é do voto favorável com essas ressalvas.

            Não posso deixar de fazer esse apelo. Nós precisamos tomar uma decisão. Se a Câmara, que é a Casa do Povo, tomou a decisão de não votar o plebiscito, eu compreendo que nós temos que tomar uma posição sobre o que fazer, considerando que não há como fazer sem o apoio das duas Casas.

            O que eu quero recomendar, Sr. Presidente, e queria esse compromisso, que todos pudessem estar atentos, é que pudéssemos, assim como fizemos com essa emenda do suplente... O trabalho dessa comissão, como relatou o Senador Luiz Henrique, tratou de outros temas. Da mesma forma, nós tiramos posição sobre esses temas.

            Então eu gostaria que pudéssemos ter um compromisso de abrir os trabalhos em agosto tratando desses outros temas.

            Quero fazer um apelo a quem estiver relatando cada um desses temas, a Comissão de Constituição e Justiça para a gente trazer. O povo quer uma reforma política; não quer só esse ou aquele item isoladamente. Então, eu queria fazer esse apelo a V. Exª e a recomendação, com essas ressalvas, é favorável.

            A recomendação é do voto “sim”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2013 - Página 45291