Discurso durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Prestação de contas das atividades realizadas por S.Exª no primeiro semestre de 2013.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Prestação de contas das atividades realizadas por S.Exª no primeiro semestre de 2013.
Publicação
Publicação no DSF de 16/07/2013 - Página 47397
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • COMENTARIO, FATO, POPULAÇÃO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, OBJETIVO, REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, SERVIÇO PUBLICO, REGISTRO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, SAUDE PUBLICA, SEGURANÇA PUBLICA, DEFESA, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, REFERENCIA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CIDADÃO, PROCESSO LEGISLATIVO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Suplicy, prezado amigo Senador Lindbergh, sou o próximo orador e vou procurar fazer uma prestação de contas desse semestre, e certamente falarei sobre a proposta de emenda à Constituição, aprovada no Senado Federal, de minha autoria, que também tinha o Senador Randolfe como autor de uma proposta similar, assim como Senador Marcelo Crivella, mas que foi relatada de forma brilhante por V. Exª. Realmente, entendo que foi uma das boas medidas aprovadas pelo Senado Federal, neste semestre, porque sem dúvida aproxima a população da política.

            As manifestações que chamaram bastante a atenção do País -- e acho que, mais do que isso, deixaram apreensiva a classe política como um todo -- são manifestações que contestam a política como é feita hoje, os políticos como se comportam hoje, os partidos políticos e as instituições, muito em função da falta de efetividade.

            As pessoas hoje não têm mobilidade urbana. Mesmo as pessoas que têm o transporte individual perdem grande parte do seu dia no trânsito. Aqueles que precisam do transporte coletivo passam uma parte ainda maior do seu tempo no trânsito, em ônibus lotados muitas vezes, que quebram. É um inferno na vida dessas pessoas.

            As pessoas, quando precisam de hospital, têm uma dificuldade muito grande de ter acesso ao hospital, de marcar consultas, marcar uma cirurgia. E mesmo as que têm plano de saúde comprometem grande parte do seu orçamento com plano de saúde e muitas vezes não têm um serviço adequado.

            Assim também é a questão da segurança nas cidades.

            Na verdade, o que se percebeu foi uma grande revolta da população com esse estado de coisas, e a percepção de que a política como está sendo feita não está dando conta de enfrentar, de forma adequada, esses problemas e propor soluções. E é muito importante termos humildade para reconhecer isso. Embora saibamos que existem políticos e políticos, partidos e partidos, é muito importante receber essa crítica como uma crítica a todos os políticos, até para que possamos melhorar a nossa ação.

            Sem dúvida, quando falamos do desgaste dos partidos hoje, as pessoas percebem um distanciamento muito grande entre os representantes e os representados. É claro que o projeto de iniciativa popular, a facilitação para que a população participe do processo de elaboração das leis e propostas de emendas à Constituição vão contribuir para tornar as pessoas mais participativas e reduzir a distância entre os representantes e os representados.

            Importante registrar aqui a qualidade da contribuição dada pela população nos projetos de iniciativa popular, como a Lei da Ficha Limpa, a transformação da compra de voto em crime, que foram projetos importantes. Vou falar com mais detalhes no momento em que farei meu pronunciamento, mas quero aqui parabenizar V. Exª pela habilidade e pela competência que V. Exª demonstrou ao fazer o relatório dessa proposta de emenda à Constituição, como é de costume na trajetória de V. Exª. Foi através da sua competência que V. Exª manteve 1% para propostas de emenda à Constituição, ou seja, mantém uma diferença em relação ao projeto de iniciativa popular, manteve a minha proposta de reduzir pela metade o número de assinaturas para projetos de iniciativa popular, mas trouxe uma contribuição significativa, ao permitir também a assinatura digital.

            Como V. Exª diz, nós todos temos que ampliar os instrumentos de interação com a população, e, sem dúvida, uma das formas eficientes para fazer isso é através das redes sociais. Nós precisamos, portanto, ampliar os instrumentos das redes sociais nos nossos mandatos, nas nossas gestões. Sem dúvida, isso será da maior importância.

            Parabéns a V. Exª, que conseguiu fazer com que a PEC fosse aprovada por unanimidade, graças à sua habilidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/07/2013 - Página 47397