Discussão durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLC n. 3/2013 (n. 60/1999, na Casa de origem).

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLC n. 3/2013 (n. 60/1999, na Casa de origem).
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2013 - Página 42961

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Para discutir. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Eu quero, primeiro, cumprimentar os Líderes partidários e V. Exª pela concordância de incluirmos na votação esse projeto no dia de hoje. É um projeto que, como V. Exª acaba de ler, trata de dar prioridade, na rede pública de saúde, no SUS, às pessoas vítimas de violência sexual. Entretanto, nós sabemos que as maiores vítimas da violência sexual são as mulheres, mulheres, crianças meninas, e que muitas vezes sofrem uma segunda violência quando chegam ao sistema público de saúde, para receber o atendimento. Então, penso que é um projeto importante e que vai ajudar muito no tratamento, nos cuidados com essas pessoas que já estão extremamente vitimizadas.

            Eu aqui quero fazer uma homenagem à Senadora Ana Rita, que relatou hoje pela manhã, apresentou o seu relatório, leu na semana passada e hoje nós o aprovamos, por unanimidade, que fala do enfrentamento à violência contra as mulheres, através da CPMI que funcionou alguns meses nesta Casa. Então, acho que nós não poderíamos comemorar e coroar de melhor forma o momento, Sr. Presidente, senão com a aprovação desse importante projeto.

            O projeto prevê, além do atendimento prioritário, obrigatório, uma série de procedimentos como a coleta de material para os exames, realização de exames de doenças sexualmente transmissíveis, HIV, cuidados psicológicos com as vítimas. Enfim, um projeto muito importante, apresentado ainda em 1999, pela Deputada Iara Bernadi.

            Assim, quero aqui cumprimentar a Senadora Angela, que foi Relatora na Comissão de Assuntos Sociais, e a Senadora Ana Rita, Relatora na Comissão de Direitos Humanos.

            Era isso.

            Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2013 - Página 42961