Pronunciamento de Roberto Requião em 10/07/2013
Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente à PEC n. 11/2003.
- Autor
- Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
- Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente à PEC n. 11/2003.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2013 - Página 45758
- Assunto
- Outros
O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco/PMDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador, eu só gostaria de esclarecer o plenário da importância dessa modificação, do que votamos hoje em relação a ontem.
Ontem, por exemplo, um Senador não poderia ter o filho como suplente. Hoje, não pode, mas pode colocar o sobrinho. Já é uma mudança importante. É uma espécie de Lei do Ventre Livre para os sobrinhos.
Até ontem, o pai não poderia ser suplente, nem o avô; mas hoje, nós liberamos o bisavô. Ou seja, ficou mais ou menos como estava, mas parece que escutamos o grito das ruas.
Mas o mais importante é a supressão do segundo suplente, porque isso significa uma diminuição de custos extraordinária para o Erário e para o Senado da República.
Mandei meu gabinete verificar o que custava um segundo suplente de Senador e fiquei espantado: o Senado, eliminando o segundo suplente, economiza R$25,00, que é o valor da carteirinha de suplente que tinha o segundo suplente. Uma modificação absolutamente lampedusiana: mudamos alguma coisa para que tudo fique exatamente como está.