Discussão durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLC n. 83/2007.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLC n. 83/2007.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2013 - Página 45874

            O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco/PP - AL. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu estava no meu gabinete quando ouvi o encaminhamento feito pela nobre Senadora Ana Amélia em nome do meu Partido.

            Eu compreendo, sem dúvida nenhuma, as manifestações do eminente Senador Costa, mas, Sr. Presidente, na noite de hoje, nós estamos votando a primeira matéria que atende ao povo. É uma matéria que diz respeito a trabalhadores e, logicamente, a suas respectivas famílias. Todos estão no aguardo dessa manifestação do Senado Federal.

            Primeiramente, eu queria cumprimentar V. Exª por ter pautado essa matéria. No acordo de Lideranças, V. Exª pautou a matéria. À proporção que se ventila a possibilidade de acordo, é possível até que se faça acordo, porque o trabalhador não é intransigente. Quem sabe amanhã seja decidido isso?

            Eu me lembro de que eu era Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Presidente Renan, quando uma matéria de interesse do trabalhador tramitou no Congresso Nacional, e o Congresso Nacional alterou o percentual de aumento para os aposentados. O Governo mandou 3%, vamos dar o exemplo, e o Congresso votou 6%. Circulou no Congresso todo que o Presidente Lula vetaria o projeto. Eu fui chamado pelo Vaccarezza, como Líder do Governo, meu querido Senador Wellington, e ele me dizia: “Você é Vice-Líder do Governo. Prepare-se para defender o veto do Governo ao projeto dos aposentados”. Eu disse: “Quem é que está na Presidência? Há alguém substituindo o Lula?” Ele disse: “Não, é o Presidente Lula”. Eu disse: “Então, aguarde, que, quando faltarem 24 horas para ele sancionar a lei, ele vai mandar chamar o Ministro Guido”. O Ministro Guido estava dando declaração, de minuto em minuto, que ele ia vetar. Pois exatamente, Sr. Presidente, quando faltavam 24 horas para apor o veto ou sancionar, como estabelecia a Constituição, o Presidente mandou chamar o Ministro Guido e disse: “Resolva. Eu vou sancionar a lei, e você arranja a forma de pagar”. Sancionou-a, e pagou. Acabou!

            Então, acho que a Presidenta Dilma, talvez, não tenha vontade de vetar esse projeto, caso o Congresso Nacional possa aprová-lo. Por essa razão, Sr. Presidente, eu queria apenas declarar o meu voto, acompanhando o encaminhamento feito pelo meu Partido. Vou votar pela aprovação da matéria.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2013 - Página 45874