Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as manifestações populares no Brasil.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Considerações sobre as manifestações populares no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2013 - Página 47704
Assunto
Outros > SENADO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PAIS, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, RELEVANCIA, POPULAÇÃO.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco/PMDB - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nas últimas semanas, o Senado da República foi movido, presidido, tocado pelo maior movimento popular que este País, que o nosso País já construiu, um movimento popular que arejou a necessidade e a prioridade de nós enfrentarmos um conjunto de temas. Todo esse movimento foi de fundamental importância, e V. Exª relata isso em sua comunicação. Esse controle social foi estímulo, foi motivação, foi catalisador para que, nas últimas semanas, nós pudéssemos enfrentar e fazer um conjunto de debates.

            Esse movimento deu ao Senado da República outra performance. O meu desejo pessoal, Sr. Presidente, é que esse ritmo de trabalho se mantenha; que nós estejamos muito sensibilizados, mas não apenas sensibilizados, também mobilizados para a necessidade de mantermos essa performance. Temos um conjunto de matérias que nós precisamos continuar deliberando, discutindo e votando.

            Portanto, manifesto a V. Exª o desejo, a expectativa, a confiança de que isso se realize. E que o dispersar das ruas não iluda quem quer que seja. As redes sociais continuam se movimentando, continuam trabalhando, continuam atentas, e nós não temos, Sr. Presidente, outro caminho senão respondermos às expectativas da população brasileira em torno do enfrentamento de um conjunto de temas. Uma parte deles nós enfrentamos, mas, se é verdade que andamos muito, é preciso reconhecer que muito ainda há por fazer. Demos alguns bons primeiros passos, mas muitos outros são necessários para que nós possamos, na prática, nos redimir de determinada inércia, de determinada burocracia que tem tomado conta do Senado nos últimos tempos e tem impedido que a Casa delibere. Foi assim nas últimas semanas, em razão da movimentação das ruas. Foi assim nas últimas semanas, no sentido de estarmos todos sensibilizados nessa direção, uma direção que me parece sem volta.

            Diante disso, revelo aqui a minha confiança e a minha expectativa. V. Exª liderou, nas últimas semanas, esse movimento. O dispersar da rua não deve produzir nenhum tipo de ilusão. Não há outro caminho, a meu juízo, para o Senado Federal que não seja manter esse ritmo de trabalho e esse ritmo de enfrentamento dos temas que são da maior importância para a sociedade brasileira.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2013 - Página 47704