Pela ordem durante a 120ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da apresentação de requerimento para instalação de CPI para investigar denúncia de irregularidades praticadas nas obras da Copa do Mundo.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO.:
  • Registro da apresentação de requerimento para instalação de CPI para investigar denúncia de irregularidades praticadas nas obras da Copa do Mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/2013 - Página 48631
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, INICIATIVA, DEPUTADO FEDERAL, PEDIDO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, HIPOTESE, DESVIO, RECURSOS FINANCEIROS, OBRA DE ENGENHARIA, INFRAESTRUTURA, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apenas, Sr. Presidente, com a condescendência da Senadora Ana Amélia, para registrar que, neste momento, o Deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal, está protocolando, junto à Mesa do Senado, requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito a fim de investigar o desvio de recursos nas obras para a Copa do Mundo.

            O requerimento alcançou as assinaturas exigidas pelo Regimento, e o Congresso se habilita a instalar essa CPI. Será um teste importante. Há algum tempo, o Congresso não instala CPI. Quando há um escândalo de corrupção, há uma tentativa de se colherem as assinaturas necessárias e há obstrução, não há como chegar ao número de assinaturas exigido pelo Regimento.

            Depois dessa mobilização popular que tomou conta das ruas do Brasil, há uma mudança de comportamento: alcança-se o número regimental de assinaturas para a instalação da CPI. Certamente, teremos revelações importantes.

            Que essa CPI se instale e possa trabalhar, possa aprofundar as investigações. Que não haja a operação abafa para impedir a revelação de eventuais irregularidades. O Brasil não suporta esse escândalo do superfaturamento de obras para a Copa do Mundo, e essa CPI será fundamental para a responsabilização civil e criminal, se, eventualmente, agentes públicos estiverem envolvidos em falcatruas na concretização de obras para a Copa do Mundo.

            Muito obrigado. Nossos cumprimentos ao Deputado Izalci pela iniciativa, que contou com o apoio das duas Casas do Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/2013 - Página 48631